Pesquisar

Canais

Serviços

Agilize seu fim de semana: faça pão na panela de pressão

Receita: Chef Mauro Rebelo
03 nov 2011 às 11:29
Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Tempo de Preparo Rendimento
0h 0 min
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • Para a massa
  • 1 ovo
  • 1 copo (250ml) de leite morno ou água
  • 25 g de fermento biológico fresco (10g de fermento biológico seco)
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • Cerca de 500 g de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • Margarina para untar a panela de pressão
  • Fubá para enfarinhar a panela de pressão
  • Para o recheio salgado (opcional)
  • 100 g de salame em fatias picado
  • 100 g de queijo provolone ralado
  • 150 g de queijo mussarela ralado
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
  • Orégano a gosto
  • Para o recheio de chocolate (opcional)
  • 300g de chocolate ao leite ou meio amargo picado
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Modo de preparo

Na vasilha da batedeira, dissolva o fermento com o açúcar, acrescente o leite morno, o ovo, o óleo, o sal e metade da farinha de trigo. Bata na batedeira por 5 min, em velocidade média ou até que a massa fique elástica (esse processo faz com que a massa fique elástica evitando sovar). Numa superfície enfarinhada, acrescente o restante da farinha de trigo na massa (ou quantidade que baste. A massa tem que ficar bem macia e levemente pegajosa). Abra a massa com o auxilio das mãos enfarinhadas.

Acrescente como recheio 100 g de salame em fatias picado, 100 g de queijo provolone ralado, 150 g de queijo mussarela ralado, 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas e orégano a gosto. Feche a massa como um envelope e molde com as mãos formando uma bola.

Se você fizer com chocolate, abra a massa, distribua os pedaços de chocolate uniformemente em toda a massa e enrole como rocambole. Enrole novamente o rocambole para fazer uma bola. Coloque no fundo da panela de pressão untada com bastante margarina e enfarinhada com fubá ou farinha de trigo.

Feche a panela de pressão e deixe fora do fogo para que a massa cresça.
O tempo de crescimento vai girar em torno de 1h (vai depender da temperatura ambiente). Depois do crescimento, polvilhe queijo mussarela e queijo provolone ralados e orégano a gosto.

Se estiver fazendo o pão com chocolate, não polvilhe nada antes de assar. Após assado e frio, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Feche novamente a panela de pressão e leve ao fogo bem baixo por cerca de 30 minutos. Não é necessário esperar a panela chiar para contar o tempo (ligue o fogo e volte o botão ao mínimo, quase apagando a chama). Com o fogo bem baixo, a parte da massa que fica em contato com a panela não queima, mas leia a dica no final desta receita caso você sinta cheiro de queimado durante o tempo que o pão estiver assando.

No forno:

Para assar em forno comum é só usar uma forma alta e com espaço suficiente para o crescimento. Deixe crescer em torno de 1 hora, pincele gema, salpique queijo parmesão ou gergelim. Asse por 30 minutos ou até que fique corado.

Dicas:

- Chama ideal: para assar este pão, usei uma dica bem antiga que aprendi com minha mãe. Eu ligo a chama do fogão e volto com o botão como se estivesse desligando e deixo a chama bem baixinha. Mas é importante que você tome conta, pois pode apagar com a corrente de ar.

- Pão sem recheio: você pode fazer o pão sem recheio apenas para comer no lanche passando um patê, pasta ou manteiga. Fica uma delícia!
O pão feito com recheio conforme fiz no programa Mais Você, não fica tão alto, mas também fica muito gostoso.

- Cheirinho de queimado: é comum durante o processo, você sentir um cheiro de queimado. Não se assuste. Talvez você não conseguiu diminuir a chama do fogão o suficiente, mas quando o pão ficar pronto, deixe esfriar para não se queimar, desenforme da panela e corte a casquinha que ficou em contato com o fundo da panela. O pão não fica com sabor de queimado. Existe um utensílio culinário que se chama difusor. Ele é muito bom para ser usado na hora de assar este pão.

- Panela de pressão tradicional: caso sua panela de pressão tenha aba interna, será necessário cortar o pão em quatro ainda dentro da panela e retirar gomo por gomo na hora de desenformar.

- Pão assado no vapor: note que o pão sai branco na superfície pois foi assado no vapor da panela, mas as laterais ficam com uma casquinha muito gostosa.

Continue lendo

Últimas Receitas

Publicidade