Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sabor agridoce

Aprenda a fazer irresistíveis folhados de alecrim e cranberry para o final de semana

Receita: Revista Estilo
13 ago 2015 às 09:23
Publicidade
Tempo de Preparo Rendimento
0h 0 min
Preparo Fácil
Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1/4 xícara (+ 1 colher de sopa) de açúcar cristal
  • 1 1/2 colher de sopa de fermento químico
  • 3/4 colher de chá de sal marinho
  • 110 g de manteiga sem sal bem gelada, cortada em cubinhos
  • 1 xícara de cranberries secas
  • 2 colheres de sopa de alecrim picado
  • 1 1/2 xícara de creme de leite gelado + uma pequena quantidade para pincelar no final com açúcar, antes de assar (para uma casquinha extracrocante, experimente açúcar demerara).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 220 °C.

Cubra o fundo de uma assadeira com papel-manteiga. Em uma tigela grande, misture a farinha com açúcar, o fermento e o sal com a ajuda de um batedor de claras, se preferir.
Espalhe a manteiga sobre os ingredientes secos e, usando a ponta dos dedos, misture levemente a farinha com a manteiga, até que se formem pedaços do tamanho de ervilhas. Acrescente as cranberries secas e o alecrim e então o creme de leite, até que uma massa seca e não homogênea se forme.

Em uma superfície lisa e levemente polvilhada com farinha, despeje a massa e sove-a gentilmente, apenas até que fique homogênea. Com um abridor de massa (ou rolo de macarrão), abra a massa até que esteja aproximadamente com 2 cm de espessura e dobre na metade. Repita a abertura da massa e a dobra na metade por mais 3 vezes, até que ela fique em camadas.

Abra a massa em um disco de 22 cm de diâmetro e 2 cm de espessura. Usando uma faca afiada, corte o disco em 8 triângulos.

Organize os folhados numa assadeira e refrigere por 20 minutos. Pincele com creme de leite e polvilhe com açúcar. Asse, colocando a fôrma no centro do forno, entre 18 e 20 minutos, até que esteja dourado. Sirva morno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Continue lendo

Últimas Receitas

Publicidade