Para a polenta:
1 - Leve ao fogo 1 litro de água, com 1 tablete ou envelope de caldo do seu sabor preferido. Deixe ferver.
2 - Misture 1 xícara de fubá com 2/3 xícara de água, e adicione essa mistura aos poucos (e mexendo sempre) ao caldo que está fervendo.
3 - Depois que engrossar, continue mexendo por 10 minutos para tirar o gosto forte de fubá. Se achar que está muito espessa, pode acrescentar um pouco mais de água quente.
4 - Desligue o fogo, junte 3 colheres (sopa) de parmesão ralado. Acerte o sal se achar necessário. Você pode servir em um refratário único ou em porções individuais.
O molho:
1 - Adicione o azeite para aquecer na panela de pressão e coloque a carne (sem nenhum tempero). Dê uma rápida selada e adicione 1/2 xícara (chá) de água. Tampe e deixe pegar pressão. Abaixe o fogo e conte 15 minutos. Retire a carne, pique em pedaços menores e reserve.
2- Sem limpar a panela adicionei a cebola, a cenoura e o salsão e de uma refogada. Adicione a carne, o shoyu e o extrato. Coloque um pouco de sal; um pouco de pimenta-do-reino; 1 xícara (chá) de água e tampe novamente a panela. Depois que pegou pressão deixe mais 15 minutos (sempre em fogo mínimo).
3 - Deixe a pressão sair normalmente, abra a panela, de uma mexida no molho, veja se já se desmancha sozinho. Coloque o cheiro-verde e pronto.
Reprodução/Panelaterapia