Modo de preparo
Comece com a maionese. Quebre o ovo no recipiente do mixer, ou do liquidificador, e junte o sal e o vinagre. Bata por alguns segundos, só para misturar, e depois comece a despejar o óleo, com o mixer/liquidificador ligado, muito lentamente, em um fiozinho. Vá fazendo isso, parando e verificando de pouco em pouco, até atingir a consistência de maionese, talvez você use menos óleo, talvez precise de mais.
Se estiver muito mole é porque precisa de mais óleo e mais tempo batendo. Assim que estiver no ponto, adicione as pimentas e o óleo delas e bata mais um pouco, para misturar. Prove para ver se está boa de sal e guarde na geladeira até a hora de usar.
Para os bolinhos, descasque e corte as batatas em pedaços. Cozinhe até que estejam bem macias. retire a água e amasse com um espremedor de batatas ou com um garfo, bem amassado. Deixe ela esfriar um pouco enquanto prepara os camarões.
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino. Pique o alho e a salsinha. Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo e refogue o alho por 1 minuto, cuidado para não queimá-lo. Adicione o camarão e cozinhe só até ele ficar rosado. Reserve.
Adicione a farinha às batatas e misture com uma espátula até conseguir uma massa bem macia que não gruda muito nas mãos (grudar um pouco é normal). Espalhe a farinha de rosca em um prato fundo. Arrume todos os ingredientes para a montagem dos bolinhos (massa, camarões, requeijão e farinha de rosca). Molhe as mãos antes de fazer cada bolinho, isso ajuda a não grudar.
Pegue uma bolinha de massa, aperte com os dedos para achatar e fazer um leve buraco no centro. coloque uma colherada bem pequena de requeijão e alguns camarões, cuidado para não rechear de mais. Com cuidado, feche o bolinho, apertando levemente com as mãos. Dê uma forma arredondada à eles e passe na farinha de rosca. Assim que estiverem prontos pode levá-los à geladeira até a hora de fritar, isso garante que eles não percam tanto o formato.
Aqueça o óleo, separe um prato e forre com papel toalha. Frite alguns bolinhos por vez, com a ajuda de uma escumadeira, virando-os assim que ficarem dourados. Retire e deixe no papel toalha para absorver o óleo.
Sirva ainda quente, com a maionese de malagueta.