Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba preparar

Falafel na frigideira pode ser servido como aperitivo ou hambúrguer

Receita: Folhapress
18 mai 2021 às 11:15
- Pixabay
Publicidade
Tempo de Preparo Rendimento
12h 30 min
15 porções
Preparo Fácil
Culinária Saudável
Vegetariano
Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 250 g de grão de bico cru demolhado por 12 horas
  • ¼ xícara (chá) de salsinha
  • ¼ xícara (chá) de coentro
  • ½ colher (café) de cominho em pó
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Modo de preparo

- Deixe o grão de bico em molho na água por 12 horas. Escorra

- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta homogênea, mas não um creme

- Faça bolinhas com uma colher ou um pegador de sorvete e vá colocando em uma frigideira quente com um fio de óleo

- Doure dos dois lados, retire e repita o processo

- Se quiser fazer bolinhos fritos, use 500 ml de óleo vegetal bem quente e frite até dourar

Para os hambúrgueres, faça da mesma maneira que o indicado acima, com a frigideira quente, mas use cerca de três colheres de sopa de massa para cada um

História

Diz a página online da enciclopédia Britannica que o falafel é um ícone da comida do Oriente Médio e da comida de rua do mundo todo. O nome pode designar tanto bolinhos ou discos de massa fritos como um popular sanduíche em que essas bolas feitas à base de favas ou grão de bico e bem temperadas –muitas vezes apimentadas– aparecem dentro do pão acompanhadas de salada (de alface, tomate, pepino e cebola) e iogurte. Por aqui, resolvi me ater ao bolinho mesmo.

O falafel é simples de fazer. Basta bater todos os ingredientes em um liquidificador ou processador (com cuidado para ir parando e limpando as laterais) até ficar homogêneo e depois cozinhar essa mistura. O bolinho é feito com o grão de bico cru –não adianta querer usar o grão cozido ou enlatado– e depois frito em óleo por imersão ou chapeado em uma frigideira com um pouco de óleo ou azeite. O processo de bater a leguminosa demolhada e fritar é muito semelhante ao do nosso acarajé. A diferença é que o bolinho baiano é feito de feijão fradinho e frito no dendê.

Os temperos que fazem o falafel ter seu gosto especial são cominho e coentro. Nada impede que o cozinheiro faça um bolinho apenas com salsinha, cebolinha, sal e pimenta. Porém, alerto que a explosão de sabores causada pelo coentro e pelo cominho vale a tentativa.

Para acompanhar esta iguaria que pode ser servida como aperitivo, como mistura do almoço e como substituto vegetariano de hambúrguer, sugiro coalhada ou então o molho vegano que aparece nesta foto. Para fazer, deixe meia xícara de castanhas do pará e de caju em água de um dia para o outro. Escorra e bata as castanhas com um quarto de xícara de água, suco de um limão, um dente pequeno de alho, uma colher de sopa de azeite, sal e pimenta. Aí, é só servir junto!

Cadastre-se em nossa newsletter

Continue lendo

Últimas Receitas

Publicidade