Pesquisar

Canais

Serviços

Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Opções especiais

Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 set 2017 às 15:55
Continua depois da publicidade

Ingredientes naturais, sensibilidade para ouvir e entender a vontade dos noivos e técnicas de alta gastronomia. Com todos esses elementos, César Scolari, chef de cozinha e criação do buffet Empório Guimarães, desenvolve menus para casamentos que são verdadeiras experiências gastronômicas.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

"Uso o conceito de cozinha de criação do antepasto à sobremesa, mas privilegiando produtos locais e frescos, como as ervas da horta", conta. Segundo Scolari, a escolha de um cardápio com "a cara" dos noivos torna a festa inesquecível e proporciona aos convidados uma interessante experiência gastronômica.

Continua depois da publicidade


"Em casamentos, o menu tem que remeter à 'confort food', que é aquela cozinha que abraça", acrescenta. Os pratos servidos devem representar os noivos e agradar os convidados, o que exige do chef a aplicação dos conceitos de harmonização inerentes à alta gastronomia. "A ideia é oferecer cardápio de bistrô em um buffet", diz.


As opções são variadas, desde a tradicional combinação de risoto com filé até massas recheadas ou mesmo formatos menos tradicionais, como "finger foods" com diferentes ingredientes servidos à noite toda ou até mesmo um brunch, no caso de casamentos feitos no jardim aos domingos de manhã. "É possível servir uma mesa de antepasto com itens de café da manhã e pratos quentes. Os convidados ficam até o pôr do sol, quando oferecemos cardápio de happy hour. É uma festa linda", elogia.

Continua depois da publicidade


Scolari avalia que a disseminação da alta gastronomia tornou o público dos casamentos mais crítico e exigente, por isso, os profissionais da área não podem deixar de pesquisar novidades e trazer elementos de outras culturas para os pratos. "O petit gateau na sobremesa é um clássico, mas podemos inovar ao oferecer sabores diversos", exemplifica.


E quando os noivos têm muitas dúvidas, a equipe deve estar preparada para fazer sugestões. "Outro cuidado é o atendimento de convidados com necessidades especiais, como vegetarianos, celíacos e intolerantes à lactose", lembra ele, destacando que, nestes casos, é possível desenvolver um menu à parte. "A ideia é que todos tenham uma boa experiência gastronômica e aproveitem a festa."


Não recebeu nenhum convite de casamento, mas ficou com vontade de provar uma das delícias preparadas pelo chef? Então confira duas receitas exclusivas de antepastos que podem ser preparadas em casa:


Antepasto de berinjela com especiarias

Antepasto de salame à mediterrânea


Continue lendo