Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Edison, o persistente construtor de futuro

Beto Mansur
21 jun 2010 às 13:53
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na lista dos úteis e necessários inventos para nosso conforto pessoal e coletivo, temos a lâmpada elétrica incandescente, que é sem dúvida, um precioso artefato que nos dias de hoje, ter um dia-a-dia sem ela, não deve ser nada fácil, já que, mesmo sem a necessidade, ora ou outra, estamos por fazê-la funcionar.

Mas, esta preciosidade do Mundo das Inovações se tornou realidade com a eficácia de Thomas Edison que, persistindo com a aplicação de centenas e centenas de elementos para se conseguir a incandescência de sua lâmpada, chegou a um resultado perfeito. Dessa forma, aos trinta e dois anos de idade, pelo seu potencial espírito empreendedor e por suas ações transformadoras de matéria-prima em produto final, buscou sem medir esforços, a concretização de suas projeções e criações de um homem ativo, do final do século XIX.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O inovador Edison trabalhou com a utilização de aproximadamente setecentos filamentos finos de carvão a alto vácuo. Disso, ele conseguiu a incandescência de sua lâmpada e assim, chegou ao resultado que pretendia e dessa forma, sem desistir, superou as suas adversidades no maravilhoso campo do empreendedorismo. Mais ainda: por suas ações, foi responsável pela criação de algo inusitado e com valor, já que a sua inovação, em função da tecnologia que aplicou, favoreceu o aumento significativo da vida útil do produto.

Leia mais:

Imagem de destaque

Inovação e competitividade

Imagem de destaque

Taylorismo: Proposta para o trabalho tedioso

Imagem de destaque

A Sociologia das Organizações

Imagem de destaque

Era pós-industrial


Daí, dentro dessa nossa ideia em questão, obviamente, o Edison empreendedor colocou em prática e não desistiu, o seu potencial intelectual construtivo e deixou o futuro ao seu dispor. Dessa forma, este inovador, através da lâmpada elétrica, construiu o seu e o futuro da humanidade.

Publicidade


E, para aqueles que desistem de concretizar os seus projetos de vida, pelo desinteresse de medir certas situações, já pensaram se Edison tivesse desistido? – Com isso, podemos concluir que é a determinação de continuidade de um trabalho consciente e que pode alterar os cursos e as direções das nossas ações e pelo aceitar de novas idéias e de novas opiniões é que podemos concretizar nossos sonhos.


Diante de tudo que inovou, principalmente, com a utilização da energia elétrica, Edison construiu a lendária Edison Eletric Light Company e que nos anos de 1950, foi transformada na GE – General Eletric, empreendimento que se tornou símbolo de qualidade e eficácia e também, pela admirável incógnita que trouxe à tona: são os produtos que valem tanto pela qualidade ou será que é a própria marca GE?


Portanto, quando pensarmos em alguém que persistiu, pelo seu comportamento empreendedor, por não ter desistido da concretização de seus projetos de vida e por ter desviado de obstáculos significativos que o poderiam ter freado em suas realizações, temos que considerar Thomas Edison, o inventor que acreditou em possibilidades de realizações pessoais e que pode ser considerado um construtor de futuro, uma vez que foi ele um dos homens que promoveu a passagem da Era do Vapor para a Era da Eletricidade.

Beto Mansur é Advogado pela UEM – PR, Qualificação Empretec pela ONU/Sebrae; gestor do site www.livrariamansur.com.br; autor da obra Tomada de Decisão: Planejamento Estratégico e Financeiro; professor de Planejamento Estratégico do MBA da Universidade de Cascavel – PR; de Direito Empresarial do Instituto de Ensino Superior de Londrina; do MBA do Instituto Dimensão de Maringá - PR; colunista do site Mundo Corporativo - www.bonde.com.br/mundocorporativo de Londrina - PR; da Revista da Cidade, de Arapongas – PR; Especialista em Empreendedorismo pela Universidade Norte do PR; professor de Sociologia em Cursos Pré-vestibulares e palestrante de Empreendedorismo. [email protected]


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade