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O gestor de negócios e as decisões eficazes

Beto Mansur
21 jun 2010 às 13:55
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Os gestores de negócios, quando tomam decisões eficazes em suas práticas administrativas, agem rapidamente diante da opção que compreendem como atitude certa, aquela praticada pela utilização de alternativas inovadoras e criativas e que provocam ganhos de resultados pretendidos, considerando que sua ação, obrigatoriamente, terá que exceder aos modelos de excelência.

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Resumindo, o gestor de negócios que decide por suas ações rápidas e eficazes, coloca em prática a sua racionalidade administrativa, uma vez que está em jogo, a realização de desejos e a satisfação de necessidades, - sejam suas e/ou da empresa -, de acordo com a realidade do ambiente administrativo que está exposto.

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Além do mais, o gestor de negócios, por seus princípios, tem sua moral e sua ética próprias. O termo Moral tem origem latina na palavra mos (pensar sobre). Já a palavra Ética tem origem grega, ethos (agir sobre). No entanto, estes dois conceitos, historicamente, foram transformados em sinônimos de comportamento dos gestores e das empresas.

Assim, pela Moral temos o poder de, pela nossa criatividade, elaborar ideias, ou melhor, imaginar como serão o pensar e o sentir, determinados num conjunto de preceitos criados e estabelecidos pelos homens. E, pela Ética, temos o poder de praticar aquilo que sentimos e pensamos, com bases na moral, compreendidos como ações justas ou injustas, certas ou erradas, perfeitas ou imperfeitas, dentro de uma diversidade de realidades reconhecidas.


Reconhecer a realidade cultural, econômica e política a qual a empresa tem participação, ocorre por meio do encarar de padrões de mercados de produtos e/ou serviços do mundo como ele está. Infelizmente, o mundo dos negócios está passando por uma radical transformação e com isso, o gestor de negócios está sendo obrigado a tomar atitudes, pela sua coragem, quando faz o que deve ser feito e, não da maneira que gostaria que fosse feito, haja vista que seus produtos e/ou serviços terão que ser melhores e mais baratos. Mais ainda: nas negociações, a existência de acordos combinados que definam modelos de qualidade.

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No entanto, para o gestor de negócios, é importantíssimo ter consciência da posição da sua empresa e assim, agir. Agir sabendo que os resultados serão generosos.


O gestor de negócios que detém conhecimento e que age com bom senso, conquista resultados favoráveis pelo seu modo de raciocínio administrativo. Por este ponto de vista, devemos ressaltar que exploração de habilidades, comportamento ético e comprometimento com resultados, nas conquistas pelo gestor, podem ser naturais ou também desenvolvidos no mundo dos negócios.


Assim, dentro desse mercado altamente competitivo e que suas rédeas estão sob o controle das práticas neoliberais e também, até sob a égide da influência da tecnologia da informação rápida, muitos gestores de empresas já estão conscientes da importância da tomada de decisões eficazes, uma vez que, os atuais ambientes de negócios produzidos e gerenciados pelo neoliberalismo, apresentam dinâmicas rápidas e rasteiras. Disso, da noite pra o dia, pode se ganhar ou perder muito!


O neoliberalismo é compreendido como o movimento que dita as regras do atual capitalismo e que tem como propostas, um sistema o qual a intervenção do Estado na economia é mínima; promove o abandono do Estado Assistencialista; favorece a livre atuação das instituições financeiras na economia; provoca a desregulamentação da economia de mercado e incentiva a privatização dos serviços públicos básicos (saúde, alimentação, transporte, energia e educação). E, associado com essas propostas, o poder da tecnologia da informação.


Atualmente, entre os estudiosos, há uma dúvida bem interessante: foi a tecnologia da informação que potencializou o neoliberalismo ou foi o neoliberalismo que potencializou a tecnologia da informação? Porém, diante dessa interrogação, duas situações ganharam força e como conseqüência disso, duas situações que levaram os gestores de negócios à afiar suas armas para a batalha da concorrência.


A primeira situação pode ser compreendida como a "Globalização de Mercado". Com isso, um simples mercadinho de bairro, com o uso da internet, passou a ter acesso a um interessante fluxo de ideias do mercado de produtos e serviços mundiais. Outra segunda situação é o gigantesco Fluxo de Capitais Móveis que provocou a possibilidade de novos investimentos nas áreas de atuação das empresas. Disso tudo, o mercadinho do bairro tornou-se globalizado, tendo em vista que as comparações de custos, obviamente, foram se tornando globais.


E, no bojo dessas discussões temos que considerar que o comprometimento com a ação, na tomada de decisões eficazes, deve estar conectado ao indivíduo responsável pelo cumprimento da ação. Disso, podemos concluir que os gestores eficazes conhecem, acima de qualquer circunstância, que a tomada de decisões eficazes tem o seu particular conjunto de mecanismos que será utilizado.


Contudo, para que ocorram situações que façam existir desejos e necessidades para a tomada de decisões eficazes, devemos questionar o seguinte: a) quem está empreendendo com resultados favoráveis no meu setor empresarial, está ganhando por qual motivo? b) estou sendo empreendedor num setor em crescimento ou não? c) como estão meus concorrentes diante da exigida inovação e competitividade em produtos e serviços? d) minha empresa está funcionando com a velocidade mínima, necessária e exigida para aproveitar as oportunidades de expansão geradas pelas atuais mudanças nos ambientes subjetivos da administração? Esse ponto de vista apresentado, poderá servir como um instrumento para que seja encarada a realidade da empresa e as necessárias tomadas de decisões eficazes, praticadas.

Beto Mansur é Advogado pela UEM – PR, Qualificação Empretec pela ONU/Sebrae; gestor do site www.livrariamansur.com.br; autor da obra Tomada de Decisão: Planejamento Estratégico e Financeiro; professor de Planejamento Estratégico do MBA da Universidade de Cascavel – PR; de Direito Empresarial do Instituto de Ensino Superior de Londrina; do MBA do Instituto Dimensão de Maringá - PR; colunista do site Mundo Corporativo - www.bonde.com.br/mundocorporativo de Londrina - PR; da Revista da Cidade, de Arapongas – PR; Especialista em Empreendedorismo pela Universidade Norte do PR; professor de Sociologia em Cursos Pré-vestibulares e palestrante de Empreendedorismo. e-mail – [email protected]


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