Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O Keynesianismo

Beto Mansur
21 jun 2010 às 13:56
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O keynesianismo é a doutrina capitalista criada pelo economista John Mainard Keynes (1883 – 1946). Esse conjunto de idéias consiste numa organização política e econômica sustentada pela ideologia de que o Estado deve buscar resultados no controle total ou de uma parcela maior do processo econômico, pela implantação, desenvolvimento e reconstrução do sistema capitalista industrial nacional.

A difusão de suas ideias aconteceu após o ano de 1930, quando Keynes publicou o Tratado Sobre o Dinheiro, época que buscou explicar por quais motivos o sistema econômico capitalista liberalista funciona de maneira irregular, ao enfrentar transformações nos Ciclos Econômicos. Com esses estudos, estava nascendo a doutrina do Capitalismo Industrial Intervencionista, que inicialmente, por sistemas de planificações econômicas, pretendia ‘salvar’, não só as economias atingidas pela Crise de 1929, como também, tirar o mundo capitalista da Depressão que se seguiu nos anos 30.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Keynes também defendia o investimento da poupança para eliminação da estagnação econômica e que o investimento das empresas mercantis dependiam da abertura de novos mercados, de novas tecnologias e de outras variáveis mais, independentes da taxa de juros ou da poupança. Também, incentivava que o gasto público deve compensar o limitado investimento privado num processo de recessão.

Leia mais:

Imagem de destaque

Inovação e competitividade

Imagem de destaque

Taylorismo: Proposta para o trabalho tedioso

Imagem de destaque

A Sociologia das Organizações

Imagem de destaque

Era pós-industrial


Esse ponto de vista, para alguns capitalistas conservadores, foi entendido como práticas socialistas marxistas, uma vez que Keynes defendia a aplicabilidade do intervencionismo estatal e da promoção da economia nacional. Mas Keynes, mesmo tendo resistências pelas suas "ideias comunistas", no mundo capitalista que vivia, deu continuidade às suas pesquisas, e no ano de 1936, publicou A Teoria Geral do Emprego, do Lucro e da Moeda. Com esta nova obra, investigou as questões relativas às grandes recessões, defendendo a inexistência de mecanismos de ajuste automático que favoreciam a recuperação econômica por ações do Estado.

Publicidade


Nesse contexto, em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, dirigiu a delegação britânica na Conferência de Bretton Woods, onde promoveu a criação do Banco Internacional da Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Suas idéias influíram na criação de uma mentalidade capitalista industrial intervencionista.


Contudo, entre os anos de 1930 e 1945, interessante grupo de países de tendência capitalista, adotou suas idéias como instrumento de recuperação da economia nacional. Com isto, os governos passaram a praticar o ‘Capitalismo Nacional’.


A influência dessa tendência capitalista no Brasil gerou significativa transformação do processo econômico nacional. O Brasil, na Era Vargas (1930 – 1945), com sua economia voltada para o mercado interno, a nascente produção industrial brasileira, para se ter uma idéia, entre os anos de 1932 e 1940, cresceu aproximadamente 11% ao ano. Essa impressionante ascensão industrial, paralela ao capitalismo industrial internacional, seguiu a alguns fatores: 1) investimentos de grupos particulares interessados na exportação do setor têxtil; 2) política nacionalista e protecionista do Estado e; 3) existência de capacidade ociosa na indústria de bens de consumo.

Beto Mansur é Advogado pela UEM – PR, Qualificação Empretec pela ONU/Sebrae; gestor do site www.livrariamansur.com.br; autor da obra Tomada de Decisão: Planejamento Estratégico e Financeiro; professor de Planejamento Estratégico do MBA da Universidade de Cascavel – PR; de Direito Empresarial do Instituto de Ensino Superior de Londrina; do MBA do Instituto Dimensão de Maringá - PR; colunista do site Mundo Corporativo - www.bonde.com.br/mundocorporativo de Londrina - PR; da Revista da Cidade, de Arapongas – PR; Especialista em Empreendedorismo pela Universidade Norte do PR; professor de Sociologia em Cursos Pré-vestibulares e palestrante de Empreendedorismo. e-mail – [email protected]


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade