Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Praticando a iniciativa

Beto Mansur
21 jun 2010 às 13:54
Continua depois da publicidade

Por toda nossa vida social, após ganharmos consciência, cotidianamente, vamos passando por um processo o qual os indivíduos são preparados para participar de sistemas sociais – aquilo que é composto por órgãos interdependentes no campo social, político, econômico, filosófico, religioso e cultural - que podem ser aceitos como uma unidade, que são objetos significativos do nosso comportamento.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Em resumo, quando ganhamos consciência, passamos à praticar socialização, situação que pode ser compreendida como a prática social que envolve a transmissão, a fixação à mente dos indivíduos, de certos padrões sociais. Com isso, o indivíduo torna-se essencialmente humano, uma vez que irá agir, sentir e pensar conforme o ambiente social que estará inserido.

Continua depois da publicidade


No entanto, pela socialização existem possibilidades de análise, desde o comportamento da criança, até o do adulto. Disso, podemos partir do princípio de que essa situação é um conjunto de procedimentos conscientes que transcorrem pela vida toda do indivíduo.


Entre o mix de elementos que compõem o comportamento do indivíduo, também temos as práticas empreendedoras. Disso, se praticarmos uma investigação sobre tais práticas, vamos compreender que a tomada de iniciativa é um dos elementos fundamentais dentro do empreendedorismo.

Continua depois da publicidade


Em nosso cotidiano, se repararmos, as pessoas reconhecidas socialmente, são aquelas que realizam ações, sem que sejam solicitadas à fazerem. Esse procedimento torna-se hábito após o ganho de consciência e assim, seguimos nos socializando e, para aqueles que têm o potencial empreendedor, tomam iniciativas sem que antes o sejam solicitados ou mesmo, forçados por determinadas situações e assim, se posicionam como pessoas de iniciativas.


O indivíduo que nasce e cresce dentro de uma organização, tem padrões sociais que o deixam inseridos nesse meio. No entanto, o indivíduo não tem consciência de suas especiais características sociais que adquiriu dentro e pela organização. Isso é bem fácil de compreendermos, uma vez que, se pensarmos em nossas infâncias, vamos nos imaginar, sempre, com o fenótipo atual. Dessa forma, concluímos que o indivíduo torna-se parte de um todo que é a organização social e está envolto aos seus padrões.


Na Gestão de Empresas, encontramos as práticas de iniciativas de um indivíduo, pelo seu agir, em direção a outros indivíduos, seja num sentido subjetivo ou objetivo, e isso pode ser compreendido como uma atitude em relação aos outros, norteando-se por uma dinâmica ou por um desenvolvimento que poderá ser compreendido como empreendedorismo.


No entanto, o agir construído pela inteligência e generalizado em um indivíduo, pode ser compreendido como iniciativa, pelo seu comportamento. Daí, deverá ser observado como um dos pontos fundamentais para as realizações empresariais do empreendedor. Com isso, questionamos: será que podemos passar por nossas vidas, tentando influenciar outros indivíduos à favor dos nossos comportamentos?


Mais ainda: os indivíduos com potencial intelectual para suas iniciativas, também buscam e aproveitam certas oportunidades fora do consenso para dar inicio a um empreendimento que poderão ser inéditos ou não; conquistam financiamentos, equipamentos (ferramentas e máquinas), terrenos, local de trabalho ou assistência para implantação de seu empreendimento.


Porém, a iniciativa como prática social, pode nos dar o significado de que, nós humanos, temos o poder de, numa certa velocidade, ajustar as práticas sociais ao nosso favor. E, com isto, ocorre o empreendedorismo, contexto histórico que tem importância impar, já que há manifestações de realização de sonhos em projetos empresariais.

Beto Mansur é Advogado pela UEM – PR, Qualificação Empretec pela ONU/Sebrae; gestor do site www.livrariamansur.com.br; autor da obra Tomada de Decisão: Planejamento Estratégico e Financeiro; professor de Planejamento Estratégico do MBA da Universidade de Cascavel – PR; de Direito Empresarial do Instituto de Ensino Superior de Londrina; do MBA do Instituto Dimensão de Maringá - PR; colunista do site Mundo Corporativo - www.bonde.com.br/mundocorporativo de Londrina - PR; da Revista da Cidade, de Arapongas – PR; Especialista em Empreendedorismo pela Universidade Norte do PR; professor de Sociologia em Cursos Pré-vestibulares e palestrante de Empreendedorismo. e-mail – [email protected]


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade