Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Economize

5 problemas de desempenho que podem ser resolvidos sem treinamento

Equipe Caput
21 out 2016 às 19:13
Continua depois da publicidade

Por que muitos programas de treinamento fracassam? Uma das possíveis respostas para esta pergunta é: as empresas não conseguiram identificar, antes dos cursos, os seus verdadeiros problemas. E claro que existem no mercado aquelas companhias que promovem a formação de lideranças apenas para passar a impressão de que estão fazendo algo. Mas, na verdade, não estão preocupadas, de fato, em colher resultados práticos.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O que a maioria talvez não saiba é que nem sempre os treinamentos são a melhor resposta para todos os problemas. Algumas questões do dia a dia podem ser resolvidas de forma rápida, eficiente e a custos baixos. Existem inúmeros motivos para os gestores não apresentarem a performance desejada e precisarem de orientação. Listamos cinco causas de baixo desempenho que podem ser resolvidas sem treinamento, confira:

Continua depois da publicidade


Falta de clareza do papel


Os líderes da sua empresa sabem exatamente o que se espera deles? Se as expectativas não estão claras, os gestores não terão condições de analisar o que é prioridade e quais são as atividades críticas do próprio trabalho. A falta de entendimento do próprio papel pode causar problemas sérios, mas a questão pode ser resolvida por meio de um diálogo franco. Só depois de pactuar claramente as expectativas é possível cobrar resultados.

Continua depois da publicidade


Falta de feedback


Com que frequência seus gestores recebem feedback? Mesmo que o papel esteja claro, os líderes precisam ter um retorno positivo ou negativo do trabalho para saber onde estão acertando e errando e evitar falhas no futuro. Muitas empresas evitam esse tipo de conversa e usam treinamentos para tentar fazer com que os seus gestores melhorem a performance.


Falta de incentivo por fazer a coisa certa


Treinamentos não vão solucionar problemas motivacionais. A sua empresa precisa saber reconhecer um bom trabalho, elogiar o líder simplesmente por ele ter feito a coisa certa. Esse tipo de reconhecimento, ainda que simples, oferece uma motivação a mais para o bom desempenho. Muitas lideranças passam anos em companhias sem nunca receber um feedback positivo.


Falta de consequência quando faz a coisa errada


Está claro para os gestores quais as consequências eles sofrerão por não baterem as metas, não entregarem seus relatórios em dia, não treinarem e motivarem suas equipes? Se não existirem consequências negativas pelo mau desempenho, a maioria dos líderes vai trilhar o caminho do mínimo esforço. E não há treinamento que resolva o problema.


Sistema de gestão ineficaz


Falta de informação ou de ferramentas de trabalho eficientes e adequadas podem ser a causa do desempenho insatisfatório dos seus gestores. Um software complicado, equipamentos defasados, layout do ambiente de trabalho mal planejado, muito barulho, excesso de zelo com as informações a respeito da empresa podem impactar de forma negativa no trabalho das lideranças. São questões práticas, do dia a dia, que precisam ser resolvidas exclusivamente pela organização.


É por isso que, mais uma vez, voltamos a dizer aqui no blog: antes de programar treinamentos ou cursos de formação para as lideranças da sua companhia, tenha em mente o que precisa ser mudado. Com o que, exatamente, a empresa está insatisfeita? Que tipo de resultado espera após os cursos? O segundo é passo é avaliar se tais problemas decorrem mesmo da falta de conhecimento e habilidades dos gestores ou se a própria empresa pode implementar mudanças na rotina para ter líderes mais comprometidos e eficientes.

**Este post foi baseado no livro "6ds: As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio", de Calhoun Wick, Roy Pollok e Andrew Jefferson, da Editora Évora.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade