Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Metodologia

A Pirâmide da Aprendizagem na formação de lideranças

Equipe Caput
13 set 2016 às 08:55
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Qual método você tem utilizado para formar as lideranças da sua empresa? Estamos muito acostumados a usar, em treinamentos corporativos, os métodos mais tradicionais de ensino, que se resumem, basicamente, em colocar todos os participantes em sala de aula ou incentivar a leitura de livros. Mas as companhias precisam compreender que a aprendizagem formal tem que ser combinada com outras estratégias, mais práticas e ativas, para alcançar melhores resultados.

Com a Pirâmide da Aprendizagem, o professor Edgar Dale provou, em 1946, que os índices de retenção de conteúdo mudam muito dependendo da técnica aplicada. Os métodos passivos, como assistir a uma palestra ou dedicar-se a leituras ajudam a fixar, no máximo, 30% daquilo que foi transmitido. Já os métodos ativos, como discussões em grupo, a prática daquilo que foi aprendido e o ato de ensinar o mesmo conteúdo a terceiros eleva a taxa de retenção para índices que variam de 50% a 90%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas

5 filmes inspiradores sobre liderança de pessoas

Imagem de destaque
Formação

Todo líder precisa ser bom leitor

Imagem de destaque
Aprendizado

Líderes também precisam fazer cursos não convencionais

Imagem de destaque
Mentoria

Todo líder em desenvolvimento precisa de um 'padrinho'


Por isso que, quanto mais dinâmica e participativa é a transmissão do conteúdo durante um Programa de Desenvolvimento de Lideranças, maior é a probabilidade de os gestores da sua empresa absorverem conhecimento. E aqui no blog já demos várias dicas de atividades práticas e interessantes que podem ser aplicadas durante os treinamentos e demais iniciativas de aprendizagem. É importante destacar, porém, que, tais metodologias, além de serem mais eficazes, exigem muita criatividade e preparo de quem está à frente do programa.

Publicidade


Sabendo disso, veja quais são os métodos mais eficazes de transmissão de conteúdo, de acordo com o modelo da Pirâmide de Aprendizagem:


Discussões em grupo

Publicidade


Com percentual de retenção de conhecimento em torno de 50%, este método se resume em promover o aprendizado por meio da interação entre os participantes. A ideia aqui é reunir todos em uma sala, propor desafios e solicitar que apresentem a resposta em grupo. Estimular debates coletivos para encontrar a solução de um problema.


Aprender fazendo

Publicidade


Aqui, o objetivo é simular situações práticas para exercitar aquilo que foi aprendido na teoria e o Role Play – já falamos desta técnica aqui no blog – pode ser uma boa alternativa. A ideia, portanto, é colocar os líderes em situações semelhantes àquelas que encontram no dia a dia – como ter que promover ou demitir alguém da equipe, por exemplo – para ver como cada um deles reage e reorientá-los, se necessário.


Também é possível apresentar estudos de caso fictícios para que os participantes possam propor um plano de ação para a empresa "X" a partir de um contexto descrito com riqueza de detalhes. Ou então solicitar a eles que criem um projeto da "vida real" voltado à gestão do relacionamento com a carteira de clientes da própria companhia. Utilizando este método, o índice de retenção do conhecimento pode chegar a 75%.

Publicidade


Ensinar os outros


O mais eficaz dentre os três métodos apresentados neste post – com índice de aproveitamento de 90% – é simplesmente pedir que os líderes repliquem para outras pessoas o aprendizado que acabaram de receber – pode ser para o grupo de liderados ou mesmo pares de áreas diferentes da companhia.

Publicidade


Por exemplo, convide-os a relatar as "melhores práticas" que aplicam em suas áreas e que estejam interligadas ao tema abordado. Ou então, se isso não for possível, identifique aqueles líderes que já possuem um conhecimento avançado no tema tratado e valorize-os, pedindo que ajudem o facilitador, durante a explanação, com exemplos e depoimentos de situações vivenciadas por eles.


E uma terceira possibilidade: simplesmente peça para que os gestores estudem o tema em questão a fim de falarem sobre ele a um grupo de pessoas na semana seguinte. Você verá como os envolvidos se desdobrarão para aprender tudo o que puderem a respeito.


O desafio, portanto, é fazer com que seus líderes assimilem cada vez mais rápido aquilo que precisa ser aprendido e compartilhem o conhecimento com os demais colaboradores da sua empresa. Para isso, é fundamental tornar cada hora de trabalho diário uma nova oportunidade de ensinar e aprender com os outros. O grande segredo é fazer com que eles sejam protagonistas do próprio desenvolvimento.

*** Este post foi inspirado nas informações disponíveis no capítulo 10 do livro Líder Tático, de Wellington Moreira (Ed. Qualitymark).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade