Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Capacitação

Cinco cursos on-line gratuitos para desenvolver o potencial dos líderes

Equipe Caput
09 jun 2016 às 11:43
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É muito importante investir na capacitação das lideranças das empresas. Mas isso não significa, necessariamente, que as companhias tenham que colocar dinheiro sempre. Existem métodos de aprendizagem extremamente eficazes que podem ser aplicados com os gestores sem custo algum. Hoje, vamos falar de um deles: cursos online gratuitos.

Leia mais sobre o assunto Liderança no blog da Caput.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já ouviu falar em sites como Coursera ou Veduca? O primeiro é norte-americano e é considerado uma das mais importantes plataformas de cursos online gratuitos do mundo. O Coursera oferece 1,9 mil cursos de universidades presentes em 28 países. Já o Veduca é uma empresa brasileira de tecnologia que nasceu com o propósito de levar ensino de qualidade para qualquer pessoa disposta a aprender. Possui em seu acervo cursos das melhores universidades do mundo, como MIT, Harvard, Yale, Stanford e USP.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas

5 filmes inspiradores sobre liderança de pessoas

Imagem de destaque
Formação

Todo líder precisa ser bom leitor

Imagem de destaque
Aprendizado

Líderes também precisam fazer cursos não convencionais

Imagem de destaque
Mentoria

Todo líder em desenvolvimento precisa de um 'padrinho'


Listamos cinco cursos a distância e gratuitos que, com certeza, vão contribuir para seus líderes desenvolverem novas competências e habilidades. Anote aí:

Publicidade


Ética – USP (Veduca)


Ministrado pelo professor Clóvis de Barros Filho, esse curso debate um tema que interessa a todos os líderes da sua empresa: o comportamento ético no trabalho e fora dele. Lá vocês verão respostas a perguntas cruciais do tipo, "como manter boas relações interpessoais e tomar decisões sensatas no dia a dia sem ferir as normas e princípios da companhia"?

Publicidade


Carga horária: 60 horas


Idioma: português

Publicidade


Liderança de equipes (ESPM)


Este curso da Escola Superior de Propaganda e Marketing aborda temas como a diferença entre gestão e liderança de pessoas, seleção por competências, as formas de liderar e inspirar, entre outros. A proposta é trazer ferramentas e elementos que ajudem os gerentes a liderar equipes, atingindo resultados a partir da seleção, valorização, avaliação e desenvolvimento de pessoas nas organizações.

Publicidade


Carga-horária: 6h/aula


Idioma: português

Publicidade


Introdução à Oratória – Apresentação em público – Universidade de Washington (Coursera)


Uma das principais características dos lideres é saber se comunicar bem. Este curso vai ajudar os gestores da sua empresa a entender as diferenças entre comunicação oral e escrita e ensinar como elaborar discursos de fácil compreensão, com o emprego de argumentos claros e concisos.

Publicidade


Carga-horária: 18 horas


Idioma: disponível apenas em inglês


Inspirando a liderança através da inteligência emocional – Universidade Case Western Reserve (Coursera)


Aqui, seus líderes vão aprender a usar a inteligência emocional para atrair seguidores. Apoiados em estudos na área da neurociência, os professores ensinam a teoria que explica como fatores emocionais podem produzir e sustentar grandes mudanças em indivíduos, comunidades e organizações.


Carga-horária: 12 horas


Idioma: disponível apenas em inglês


Gerenciamento de projetos: o essencial para o sucesso – Universidade de Califórnia (Coursera)


Este curso traz lições sobre os elementos essenciais de Gerenciamento de Projetos e Liderança de Equipes. Aqui, seus gestores vão aprender sobre as responsabilidades da liderança, como gerenciar equipes e lidar com pessoas difíceis. Todo esse conhecimento os deixará preparados para desenvolver projetos e planejamentos de longo prazo.


Idioma: inglês com legendas em português


Carga horária: 4 semanas


O sucesso desse modelo de aprendizagem, é claro, dependerá muito do tempo de dedicação e esforço dos seus líderes. Mas as empresas podem propor um acompanhamento do desempenho deles durante os cursos, determinando um prazo para a conclusão das aulas, fazendo feedbacks ou pedindo para que os profissionais apresentem aos colegas um resumo do que aprenderam ao final das lições. São formas de motivá-los a levar os estudos até o fim e realmente agregar competências relevantes para a rotina de trabalho.

Que tal experimentar?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade