Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tome nota

Documente os resultados do Programa de Liderança

Equipe Caput
18 nov 2016 às 10:32
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Existe uma crítica muito grande por parte dos patrocinadores de programas de desenvolvimento de lideranças de que os treinamentos muitas vezes não dão resultados. E aí a sensação de ter desperdiçado tempo e dinheiro em algo desnecessário passa a ser inevitável. É por isso que as pessoas que estão à frente desse tipo de capacitação devem ter um cuidado básico: documentar os resultados alcançados ao longo das iniciativas de aprendizagem.

Leia mais sobre o assunto Liderança no blog da Caput.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É claro que antes de mais nada é preciso combinar com os patrocinadores que tipo de melhoria de desempenho é aguardada por eles. Ou seja, como querem que os seus gestores estejam atuando daqui a um ou dois anos? Que tipo de performance essas pessoas necessitam apresentar depois de capacitadas? Quais comportamentos devem ser habituais daqui a algum tempo? Perguntas que amanhã responderão se os líderes evoluíram ou não após o investimento da empresa hoje.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas

5 filmes inspiradores sobre liderança de pessoas

Imagem de destaque
Formação

Todo líder precisa ser bom leitor

Imagem de destaque
Aprendizado

Líderes também precisam fazer cursos não convencionais

Imagem de destaque
Mentoria

Todo líder em desenvolvimento precisa de um 'padrinho'


Qual é a primeira coisa que um educador físico faz quando um novo aluno é matriculado em sua academia? Uma avaliação física, correto? Além de tomar as medidas, anotar o peso e avaliar a flexibilidade e força, o professor também questiona que tipo de resultado o aluno espera após alguns meses de atividades regulares. É com base nestes dados que ele vai montar os treinamentos e, posteriormente, avaliar se os resultados foram alcançados. O mesmo deve ocorrer dentro das empresas.

Publicidade


Muitas vezes o programa de desenvolvimento está sendo bem conduzido, mas os patrocinadores não conseguem relacionar esse sucesso à melhoria do desempenho das suas lideranças porque ninguém se preocupou em definir os indicadores certos e documentar os resultados relevantes desde o início dos trabalhos. Aliás, ainda é bastante comum profissionais responsáveis por T&D medirem os avanços com base apenas em frágeis avaliações de reação.


Quando uma companhia investe em um programa de formação geralmente tem dois objetivos: melhorar a performance das lideranças na posição atual e/ou prepará-las para uma posição superior no futuro. Então, o que a empresa quer saber, no final das contas, é se cada líder melhorou o desempenho na área em que atua hoje e se ele está mais preparado para amanhã assumir um novo desafio caso necessário.

O que queremos dizer com este post, em resumo, é que não basta garantir o aprendizado, é preciso demonstrar de forma tangível que bons comportamentos foram adotados, problemas rotineiros deixaram de existir ou clientes estão mais satisfeitos, por exemplo. Quem financia o trabalho deve ter a certeza de que a empresa está no caminho certo ao investir tempo e dinheiro no desenvolvimento das lideranças.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade