Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Habilidade

Estimule seus líderes a se apresentarem em público

Equipe Caput
03 jun 2016 às 08:49
Continua depois da publicidade

A capacidade de se comunicar bem é uma das competências mais importantes de líderes bem-sucedidos. Mas como saber realmente se os gestores da sua empresa dominam tal habilidade? A resposta é simples: peça para eles fazerem apresentações em público periodicamente e avalie as falas.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Leia mais sobre o assunto Liderança no blog da Caput.

Continua depois da publicidade


Separamos abaixo algumas dicas importantes para que você possa estimulá-los a se tornar comunicadores eficazes desde já. Confira:


Defina um tema


Escolha um assunto para os líderes levarem a público. O tema pode ser: "Os grandes desafios da área X até o fim do ano". Ou eles podem atualizar os colegas de trabalho sobre o que aprenderam durante a participação em um congresso, por exemplo.

Continua depois da publicidade


Estipule um tempo máximo


Determine a duração de tempo que os líderes terão para explorar o tema com os colaboradores. O ideal é que a exposição de ideias varie entre 5 e 15 minutos. Pode parecer pouco, mas quanto menor for o tempo, mais fácil será identificar a capacidade de comunicação deles.


Combine um formato


Peça para que os gestores apresentem as informações de forma organizada e utilizem bons recursos audiovisuais (slides sóbrios, vídeos curtos e imagens impactantes, por exemplo). Assim, o conteúdo será repassado de forma dinâmica e interativa.


O que avaliar durante a apresentação


Agora que você definiu o tema, o tempo máximo e o formato da apresentação, é hora de saber como avaliar se os seus líderes possuem ou não uma boa capacidade de comunicação. Verifique os seguintes itens:


– Capacidade de síntese. Os líderes conseguiram repassar todo o conteúdo de forma clara e resumida? Avalie se eles realmente dominam o tema ou se trouxeram as informações decoradas e não foram capazes de responder a questionamentos sobre a apresentação.


– Estruturação das ideias. A apresentação se deu de forma organizada, com começo, meio e fim ou as ideias foram despejadas em cima dos ouvintes de qualquer maneira? É importante levar em conta se os líderes se preocuparam em fazer com que os ouvintes absorvessem o conteúdo sem grandes dificuldades.


– Controle emocional. Os gestores demonstraram nervosismo excessivo ao expressar as ideias ou conseguiram expor o conteúdo de forma tranquila? Quando o apresentador demonstra autocontrole emocional, fica fácil desenvolver uma fala envolvente e ter ouvintes interessados naquilo que está sendo dito.


Líderes se desenvolvem quando são estimulados a se apresentarem em público, porque esse tipo de tarefa requer uma comunicação eficaz, muito jogo de cintura e a busca pelo domínio de temas que são importantes para o tipo de trabalho que eles realizam na empresa.


Se os gestores não são capazes de transmitir a outros colegas conhecimentos que têm a ver com o seu cotidiano de trabalho, por exemplo, isso pode demonstrar que eles não estão tão preparados assim para o cargo de liderança que ocupam.


Agora, se eles dominam a área de atuação, mas demonstram claras dificuldades para comunicar aquilo que sabem, talvez seja a hora da sua empresa investir em um bom curso sobre técnicas de apresentação em público ou, ao menos, criar situações nas quais eles tenham de se expressar verbalmente mais vezes.

Você tem incentivado os líderes da sua empresa a se apresentarem em público?


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade