Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Metodologia

Sucesso de Harvard vem do uso dos estudos de caso

Equipe Caput
01 jun 2016 às 11:24
Continua depois da publicidade

Quem é do mundo empresarial com certeza já ouviu falar na mais famosa escola de negócios do mundo: a Harvard Business School (HBS), com sede em Boston, nos Estados Unidos. Líder absoluta em rankings educacionais, pela instituição já passaram altos executivos muito bem-sucedidos como Sheryl Sandberg, COO do Facebook, George W. Bush, que já comandou o governo dos EUA, e Michael Bloomberg, dono da gigante de informações sobre o mercado financeiro, por exemplo.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Leia mais sobre o assunto Liderança no blog da Caput.

Continua depois da publicidade


Mas, você deve estar se perguntando, qual o segredo por trás de tanto sucesso? A resposta é: o uso do método de estudo de casos nas aulas. A HBS foi pioneira ao implantar tal inovação educacional no ensino dos seus alunos em 1924.


De lá para cá, afim de tirar o máximo proveito das disciplinas ofertadas, os universitários são orientados a ler e refletir sobre os cases individualmente e, em seguida, se reunir com os colegas de turma antes da aula para discutir as próprias descobertas e ouvir as dos outros. Durante a aula, com a orientação do professor, os estudantes são estimulados a comparar diferentes alternativas para a solução dos problemas e apresentar possíveis ações alinhadas com os objetivos da organização que é objeto do estudo.


O interessante desse método de ensino é que os próprios alunos são responsáveis por 85% da discussão, enquanto o professor apenas administra a conversa, fazendo algumas observações e perguntas. A interação é muito rica, porque acontece em meio a colegas de diversos países. Essa participação em sala é importante não apenas pela troca de experiências, mas porque requer que professores e alunos trabalhem em conjunto. Por todos esses motivos, na avaliação da HBS, o método do estudo de caso é a melhor maneira de preparar os estudantes para os desafios da liderança.

Continua depois da publicidade


Mais de 80% dos cases vendidos em todo o mundo são escritos pela HBS, que produz aproximadamente 350 cases por ano.


Baixe aqui um case da Escola de Negócios de Harvard.


Mas por que dedicamos um texto inteiro para falar do sucesso da Escola de Negócios de Harvard? Simplesmente para dizer que a sua empresa também pode adotar esse modelo de aprendizagem para desenvolver os líderes internos. Já repetimos algumas vezes aqui no canal a importância de fazer seus gestores aprenderem na prática.


Por meio do estudo de cases reais, eles terão a chance de se colocarem no lugar de grandes executivos, vivenciar a reflexão, a troca de experiências com o próprio time de colaboradores na busca de solução para um problema, e ainda colocar ações em prática para resolvê-lo. Um aprendizado e tanto! Que tal começar já?

Tem dúvidas sobre como aplicar o método de Harvard? Envie suas perguntas pra gente: [email protected]


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade