Notícias

Dicas para limpar corretamente a orelha do seu cão

11 ago 2021 às 15:09

Se o tutor não está acostumado a levar o pet para tomar banho em pet shop, é bem provável que o cão não tenha quase nunca as orelhas limpas, o que pode causar infecções nos ouvidos. No entanto, há algumas dicas que podem ajudar o tutor nessa tarefa que pode ser feita em casa.


É importante tomar cuidado e não limpar demais, pois, assim como os humanos, não se deve retirar a cera que lubrifica e protege os canais auditivos, para formar uma barreira saudável.


A raça do pet vai definir a frequência da limpeza. Os cães que têm as orelhas em pé, geralmente, estão livres de infecções, mas as raças com orelhas moles e peludas têm um local ideal para armazenar agentes causadores de doenças, como os poodles, retrievers e outros.


As dicas são para pets saudáveis, que não apresentam nenhum tipo de coceira nem secreção nos ouvidos. Nesses casos, o ideal é procurar um médico veterinário. Confira:


- Não usar hastes flexíveis para limpar, pois elas empurram a sujeira para dentro do canal auditivo.


- Não usar álcool ou peróxido de hidrogênio. O recomendável é usar uma solução para limpeza da orelha para dissolver os detritos e a cera. A solução é encontrável em pet shops. Esfregue e massageie a parte inferior da orelha e dobre-a com a mão, por cerca de 30 segundos.


- O ideal é usar um lenço de papel para secar e retirar a gosma.


- Se o cão resiste ao processo de limpeza, pode-se usar uma bola de algodão umedecida na solução de limpeza. Também por cerca de 30 segundos e utilizando o lenço de papel para retirar os excessos.


- Não há problemas se ficar um pouco de solução no ouvido do cão.


- Assim como qualquer processo que possa ser desagradável para o pet, ao final recompense com carinhos e petiscos.

(Com informações de Petguide e PetéPop)


Continue lendo