A positividade dos testes de Covid-19 feitos pelo HU (Hospital Universitário) de Londrina - que em alguns dias chegou a 0% - vem apresentando um leve crescimento.
Segundo a superintendente do HU de Londrina, Vivian Feijó, a situação deve servir de alerta.
"Todos os dias, o laboratório do HU me envia quantas amostras de testes PCR foram feitas e qual a taxa de positividade. No começou de dezembro chegamos até a 0% e, da metade do mês para cá, nós começamos a ter um discreto aumento da taxa de positividade", destacou a profissional.
Leia mais:
Grupos no Facebook promovem "inseminação caseira" e geram polêmica nas redes sociais
Suplementação alimentar sem indicação: quais são os riscos à saúde?
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Esses testes realizados pelo laboratório do HU representam a maior parte dos aplicados em Londrina e são do SUS (Sistema Único de Saúde) coletados em unidades básicas, unidades de pronto atendimento, Santa Casa de Londrina e de Cambé, na região Metropolitana, e Hospital Evangélico de Londrina, segundo Feijó.
No dia 23, a taxa chegou a 6,3%. "Por mais que seja discreto, a taxa de detecção tem aumentado", reforçou, lembrando que no auge da pandemia, em maio, o índice chegou a 49,4% dos testes realizados. "Fica o alerta na manutenção dos cuidados através das medidas não farmacológicas e um estímulo a vacinação cada vez maior."
A reportagem tentou contato com o secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, para repercutir a questão das positivações, mas ele estava em viagem. Não houve resposta por mensagem também.
Leia mais na Folha de Londrina.