O estado ultrapassou a marca de 20 milhões de doses aplicadas de
vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (3). De acordo com a
plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, 20.307.452 de primeiras, segundas e terceiras doses ou doses adicionais foram aplicadas nos paranaenses.
Neste primeiro ano e 16 dias de vacinação, desde o início da campanha, foram administradas mais de 9 milhões de primeiras doses e 8,4 milhões de segundas doses ou doses únicas. Já são 2.383.429 doses de reforço.
Os adultos entre 35 a 39 anos estão no grupo com maior número de aplicações: 1.763.491 pessoas compareceram aos postos e unidades de saúde. Deste total, 798.734 são de primeira dose e 718.598 são de segunda dose.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Geriatra chama atenção para aumento de casos de HIV em idosos
A dose adicional foi aplicada em 192.575 pessoas com alto grau de imunossupressão, como por exemplo as com imunodeficiência primária grave, HIV ou Aids e ainda, que realizam quimioterapia para câncer e transplantados.
“Um gesto feito mais de 20 milhões de vezes por profissionais da saúde,
em todos os municípios do estado. Uma força tarefa, sem dúvida.
Continuamos vacinando e defendemos essa atitude, pois no momento é a
única defesa que temos para nos protegermos do vírus”, enfatizou o
secretário da Saúde do estado, Beto Preto.
“Os casos confirmados da Covid-19 aumentaram nos últimos dias, mas muitas pessoas tiveram sintomas mais leves e quem foi infectado pela segunda vez notou a eficácia das doses aplicadas, com uma recuperação mais rápida e quadro mais leve da doença”.
Adolescentes
A vacinação na faixa etária de 12 a 17 teve início em setembro de 2021.
Do total de 936.296 adolescentes, 85,5% receberam a primeira dose.
São 800.665 jovens com a primeira dose e 476.293 com a segunda dose.
Crianças
Um levantamento preliminar da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) realizado junto às Regionais de Saúde apontou que 133.700 doses pediátricas já foram aplicadas no Paraná, entre os dias 15 a 31 de janeiro. O número é maior do que os dados disponíveis na plataforma do Ministério da Saúde por causa das instabilidades da base nacional do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e atrasos na notificação.
Imunizantes
Dos quatro imunizantes utilizados contra a Covid-19, a vacina CoronaVac foi a primeira a ser aplicada no Paraná. Desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, que foi parceiro do Instituto Butantan nos testes e na produção, a vacina atendeu aos primeiros da fila das prioridades e protegeu grupos de maior risco, com 21,2% de utilização em relação aos demais.
A partir de março de 2021 chegaram aos postos de vacinação as doses da AstraZeneca, representando 34,1%, e ainda a Janssen (2,4%), fabricada pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson. No ranking das vacinas mais utilizadas está a da Pfizer/BioNTech, com 42,3%.
“A eficácia de cada uma dessas vacinas está comprovada. Confiar na ciência e nos novos estudos científicos é fundamental para combater esse vírus, que modificou nossa rotina e resultou em muita tristeza às famílias”, completou Beto Preto.
Destaque nacional
No comparativo nacional, o Paraná aparece como um dos estados que mais vacina. De acordo com o consórcio dos veículos de imprensa, o Paraná tem 72% da população imunizada com duas doses ou a dose única, sendo referência ao lado de São Paulo, Minas Gerais, Piauí e Mato Grosso do Sul.