Uma mulher de 36 anos que nasceu com apenas um ventrículo cardíaco surpreendeu o mundo ao dar à luz gêmeos em Roma na Italia.
O caso é o primeiro na Italia e apenas o quarto em todo o planeta. O sucesso do nascimento dos gêmeos também foi possível graças aos especialistas do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, na capital italiana, que acompanham a mulher desde que ela era criança devido à sua grave cardiopatia congênita.
"Eu sabia que estava correndo muitos riscos com o coração partido pela metade, mas queria ser mãe. O nascimento dos gêmeos foi uma emoção indescritível", afirmou a mulher que não teve seu nome divulgado.
Leia mais:
Reforma de ala do Hospital do Câncer tem apoio de shopping de Londrina
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
O nascimento dos gêmeos, ocorreu na 34ª semana de gestação, alguns dias antes do previsto, ambos nasceram com 1,4 kg. Ela permaneceu internada por cerca de 10 dias em Roma.
A mãe dos gêmeos nasceu com um coração sem o ventrículo direito, ou seja, a porção do músculo cardíaco que empurra o sangue para os pulmões para oxigenação.
A cardiopatia congênita é muito complexa e requer uma série de intervenções corretivas nos primeiros anos de vida. Ela passou por uma cirurgia de construção de um sistema circulatório alternativo, que leva o sangue da veia cava diretamente aos pulmões sem passar pelo coração.