Estudantes e professores do Colégio Estadual Maestro Andrea Nuzzi, em Cambé, arrecadaram seis toneladas de alimentos que serão doadas ao Hospital do Câncer de Londrina. A arrecadação aconteceu durante uma semana como parte das atividades da Semana de Integração Comunidade e Escola.
Além da arrecadação de alimentos, a escola também mobilizou a comunidade para doação de sangue. Cada aluno ficou responsável por convidar um amigo ou familiar para doar sangue para o Hospital Universitário de Londrina. Ao final do dia foram arrecadadas 75 bolsas de sangue. "Se cada um fizer um pouco teremos muito para oferecer a quem precisa", diz a aluna Kátia Silene de Rossi, do 9° ano, que participou da arrecadação dos alimentos.
Os estudantes também coletaram mais de uma tonelada de materiais recicláveis em casa e nas ruas do município. O material recolhido será vendido para uma empresa de coleta e o dinheiro será revertido para a escola. "Além de contribuir com o meio ambiente, também ajudamos a escola", conta a aluna Amanda Cristina Gâmaro, do 3° ano do ensino médio.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
O diretor da escola, Carlos Roberto Bueno, explica que o trabalho de educação e conscientização ambiental e social é feito durante todo o ano. "Os professores sempre abordam essas questões dentro das disciplinas, envolvendo os alunos com a preservação do meio ambiente e a conscientização social. Aproveitamos os eventos da escola para concentrar as ações", diz Bueno.
Durante a semana de integração os alunos participaram de diversas apresentações, como show de talentos, teatro, música e dança, além de atividades esportivas como xadrez, tênis de mesa, vôlei e futsal. Experiências científicas e salas temáticas também fizeram parte da programação.
A aluna Karoline Alves de Araújo, do 1° do ensino médio, participou da sala de Matemática. "Foi um trabalho muito interessante porque deu para aprender mais sobre os conceitos de Matemática e Física. O tempo em sala de aula às vezes é curto", diz Karoline.