Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Autorizada pela Anvisa

Coronavac tem uso liberado para crianças de três a cinco anos

Redação Bonde com Agência Brasil
13 jul 2022 às 20:00
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu na quarta-feira (13) autorizar a aplicação emergencial da vacina CoronaVac em crianças de três a cinco anos de idade. O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan. 


Durante reunião da diretoria colegiada, em Brasília, por unanimidade, a agência seguiu recomendação das áreas técnicas e autorizou a imunização com duas doses da vacina, no intervalo de 28 dias. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas. A vacina é contra a covid-19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não há prazo para o início da utilização do imunizante no plano nacional de vacinação. A decisão caberá ao Ministério da Saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Para a diretora Meiruze Souza Freitas, da Anvisa, relatora do pedido, a CoronaVac está aprovada em 56 países pela OMS (Organização Mundial da Saúde), teve cerca de um bilhão de doses aplicadas e tem contribuído para reduzir mortes e hospitalizações.

Publicidade


"Vacinar crianças de três a cinco anos contra a covid-19 pode ajudar a evitar que elas fiquem gravemente doentes se contraírem o novo coronavírus", explicou.


A faixa etária entre cinco e 11 anos começou a ser vacinada em janeiro. Nesse caso, são aplicados os imunizantes da Pfizer (versão pediátrica) e a CoronaVac.

Publicidade


Estudos


A decisão foi baseada em diversos estudos nacionais e internacionais sobre a eficácia da vacina em crianças.

Publicidade


As pesquisas foram realizadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e Instituto Butantan, além de entidades internacionais. Também foram levados em conta pareceres de sociedades médicas e das áreas de farmacovigilância e de avaliação de produtos biológicos da Anvisa.


Um dos estudos clínicos, feito no Chile, mostrou efetividade de 55% da CoronaVac contra a hospitalização de crianças que testam positivo para a covid-19.  Além disso, as crianças que participaram dos estudos clínicos apresentaram maior número de anticorpos e menos reações à vacina em relação aos adultos.


No Brasil, outros dados revelaram que as reações graves após a imunização foram consideradas raras e raríssimas. A conclusão foi obtida após análise de 103 milhões de doses aplicadas no país.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade