A Prefeitura de Curitiba informou nesta sexta-feira (8) que vai assumir, a partir do dia 1º de março, a administração do Centro Comunitário e do Centro de Especialidades do Bairro Novo, atualmente sob responsabilidade da Sociedade Beneficente Evangélica (SEB).
A decisão acontece após um imbróglio entre funcionários, poder público e SEB, que incluiu atraso de salários e greves. As unidades atendem 95% dos casos pelo Sistema único de Saúde (SUS).
Segundo acordo firmado com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a SEB tem responsabilidade pelo atendimento até o dia 28. A SMS, no entanto, disse que organizará também uma força-tarefa para garantir o funcionamento das duas unidades durante a transição.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
A SEB informou, por meio de nota, que até a data da entrega definitiva das unidades SMS buscará manter a regularidade dos serviços médicos e não medirá esforços para que o processo de transição se dê de modo sereno e saudável. A entidade informou, ainda, que os colaboradores lotados no Bairro Novo terão a oportunidade de prestar serviços na unidade central do Hospital Universitário Evangélico.
"A direção da SEB/HUEC declara que continuará sendo parceira da SMS na manutenção do Pronto Socorro do Hospital, que permanece em pleno funcionamento, e no atendimento ao Sistema Único de Saúde.", diz trecho do documento.