Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Atenção

Ar-condicionado sem manutenção pode fazer mal à saúde, diz microbiologista

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 nov 2023 às 16:14
- Jakub Zerdzicki/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Microbiologista alerta a respeito de cuidados com a higienização do aparelho e a proliferação de fungos


Com a chegada de mais ondas de calor, do verão e dos dias mais quentes, aumenta o uso do ar-condicionado nas casas, nas empresas e nos veículos. No entanto, o uso prolongado deste equipamento pode causar problemas respiratórios e sintomas como tosse, garganta seca e congestão. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“A falta de manutenção e limpeza desses aparelhos permite o acúmulo de poeira e micro-organismos que, quando aspirados, irritam as vias respiratórias. A situação também é propícia para o crescimento de fungos e bolores que prejudicam a saúde, especialmente daqueles que já tem predisposição a alergias respiratórias”, detalha a doutora em Microbiologia e vice-presidente do CRBM (Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região), Daiane Pereira Camacho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença viral

Primeiros casos de Mpox são confirmados em Londrina

Imagem de destaque
Novos imunizantes

Novas vacinas contra tuberculose esbarram em subfinanciamento de pesquisas

Imagem de destaque
Entenda

Infarto pode ser confundido com ataque de pânico?

Imagem de destaque
Saiba mais

Inscrições gratuitas para palestra com Drauzio Varella no Paraná estão abertas


Conforme a especialista, a proliferação desses fungos pode causar reações alérgicas e expor o indivíduo às chamadas micotoxinas, que levam aos espirros, congestão nasal, olhos lacrimejantes, coceira ou pele vermelha. 

Publicidade


Já o contato excessivo com o ar frio e seco dos aparelhos de ar-condicionado pode provocar o ressecamento da mucosa das vias aéreas, diminuindo a imunidade e dificultando a capacidade do organismo de barrar a entrada de vírus e bactérias. 


Publicidade

Cuidados com a saúde


Para diminuir os impactos à saúde, a biomédica traz algumas dicas práticas sobre o uso do ar-condicionado em dias quentes: 

Publicidade


1) Mantenha a limpeza e a higienização do equipamento: Troque regularmente os filtros e faça a manutenção periódica; especialmente em ambientes empoeirados ou com animais de estimação. Isso também vale para carros, ônibus e caminhões. 


2) Ajuste a temperatura: A temperatura amena do ar condicionado no ambiente [entre 21 e 23 graus] evita que você tenha obstrução nasal. 

Publicidade


3) Evite choque térmico: Isso acontece quando há a mudança repentina de temperaturas entre ambientes externos quentes e ambientes internos refrigerados. 


4) Hidrate-se: Ao beber água, diminuem-se os efeitos do ressecamento nasal provocado pelo ar frio. 


5) Monitore a umidade: Mantenha a umidade relativa do ambiente em níveis saudáveis. Se necessário, utilize um umidificador. Assim, você previne o ressecamento das vias respiratórias. 


Imagem
Cientistas descobrem buraco negro que regressa ao Big Bang
O buraco negro mais distante já observado em raios-X foi descoberto e está localizado a 13,2 bilhões de anos-luz da Terra
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo