Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Boa notícia

Brasil confirma à OMS fim do sarampo no País

Agência Estado
28 set 2010 às 16:47

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde informou ontem a eliminação do sarampo do território nacional em relatório encaminhado à Organização Mundial da Saúde (OMS) e solicitou certificado comprobatório. Segundo a pasta, o País foi o primeiro das Américas a fazer o pedido. Não há previsão sobre quando sairá a decisão do órgão das Nações Unidas sobre o certificado.

Para Expedito Luna, professor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, a solicitação tem fundamento mesmo com os registros de 12 casos de sarampo que ocorreram neste ano no País, em Porto Alegre (3), Belém (3) e os 6 últimos, confirmados na sexta-feira, em João Pessoa (PB). Outros 52 casos suspeitos na Paraíba estão em avaliação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o especialista, os casos são importados e esporádicos. Luna destaca ainda que não há prova de que exista transmissão sustentada da doença no Brasil, ou seja, disseminação pela comunidade. O vírus do sarampo circulou pela última vez no País em 2000. "A ?importação? de casos de sarampo é esperada porque há circulação do vírus, por exemplo, em países da África, Europa e Ásia", afirmou Luna.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chips da beleza

Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina

Imagem de destaque
Porecatu

Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná


Parte dos 67 casos esporádicos que surgiram entre 2001 e 2009 não foi totalmente esclarecida. Isso porque não foi encontrada a origem dos surtos - por exemplo, se houve contato das vítimas com viajantes, diz Luna. O mesmo ocorre com os casos atuais, ainda sem explicação.

Segundo o ministério, ainda estão em curso investigações epidemiológicas sobre como o vírus chegou às cidades. "Todos os eventos registrados são relacionados a casos importados, conforme tem sido comprovado nas investigações epidemiológicas e nos estudos de genotipagem", afirmou, por meio de nota, o ministério. "Já são dez anos de interrupção, o que não é pouco para solicitar a certificação." As análises de genótipo encontraram vírus de origem africana e europeia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo