A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o boletim epidemiológico que aponta a situação da dengue em Londrina. Do início do ano até agora, foram registradas 14.386 notificações relacionadas à doença, das quais, 3.228 se confirmaram, 10.656 foram descartadas, e outras 502 estão em análise, aguardando o resultado de exames laboratoriais.
A secretaria esclarece que houve uma diminuição no número de casos confirmados esta semana, com relação ao que foi divulgado na semana anterior, de 3.239 para 3.228. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, essa diminuição ocorreu porque a secretaria fez uma revisão no banco de dados e eliminou duplicidades. "Havia pacientes que foram atendidos em vários serviços e acabaram sendo contados duas vezes. Essas duplicidades se referem aos meses de fevereiro, março e abril, época que foram registrados muitos casos da doença”, explicou.
Sônia destacou que é preciso estar atento. "Apesar da revisão no banco de dados ter apontado uma diminuição no número de casos, nós temos que estar em alerta porque estamos na época mais favorável ao desenvolvimento do vetor, favorecendo um número maior de casos da doença. Observamos, nas últimas semanas, que o número de casos notificados permanece estável, contudo, verificamos que, entre os notificados, há uma determinada concentração em alguns bairros, por isso a equipe de Endemias já está realizando um trabalho nestas localidades, principalmente nos bairros da região norte, que neste momento nos preocupa mais”, apontou.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
O órgão também prossegue com as ações educativas de combate ao Aedes aegypti. Neste sábado (16), das 8 às 14 horas, haverá uma passeata e divulgação com panfletagem sobre o combate à dengue, partindo da Igreja Assembleia de Deus, que fica na Rua Claudeth de Souza, 1.195. A ação é voltada para membros da igreja e comunidade.