Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Exagerou?

Confira dicas para curar a ressaca pós-festa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 jan 2018 às 15:13

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durantes as festas de fim de ano é comum que as pessoas excedam no consumo de bebidas alcoólicas, o que pode levar à famosa ressaca ou até mesmo a problemas de saúde a longo prazo, como dependência e doenças em órgãos do corpo.

Os sintomas mais comuns da ressaca são dor de cabeça, sudorese, vertigem, enjoo e diarreia. A nutricionista Marília Araújo orienta para a necessidade de ingerir bastante água nesse período, uma vez que grande parte das bebidas alcoólicas são diuréticas. "Sem água, o organismo não funciona direito e o cérebro sente a obrigação de se esforçar muito mais para executar comandos simples, como caminhar, por exemplo."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os alimentos ricos em potássio, como, banana, abacate, kiwi e mamão, contribuem para a recuperação da ressaca e seus nutrientes são fundamentais para o sistema nervoso e muscular. Mesmo com o mal estar e a tontura, ter uma boa alimentação se torna essencial para a melhora dos sintomas. "As frutas são ótimas opções; ricas em frutose, aceleram o processamento do álcool pelo corpo e repõem a energia", esclarece a nutricionista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chips da beleza

Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina

Imagem de destaque
Porecatu

Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná


De acordo com a cardiologista Sílvia Souza o consumo exagerado pode gerar também sonolência, fadiga muscular e dormência nos pontos extremos do corpo (dedos das mãos e dos pés). "O álcool também atinge rapidamente a corrente sanguínea e o sistema nervoso central. Por isso, o indivíduo tende a ficar descontrolado e perde a percepção do ambiente em que está inserido", explica a cardiologista.


A ingestão de etílicos se torna mais prejudicial, a médio e longo prazos, ao acometer o sistema nervoso, aumentando a probabilidade de dependência. Problemas no sistema digestivo, fígado, estômago e rins, além de diversos tipos de câncer podem ser desenvolvidos devido o consumo constante de álcool.

Alimentos depurativos, também conhecidos como detox, são bem-vindos após todo tipo de exagero na alimentação. Consuma frutas ricas em sais minerais e vitaminas com verduras verde escuras, como a couve e o espinafre, que irão auxiliar no funcionamento do intestino, acelerando, assim, a desintoxicação do organismo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo