Queixo pequeno, língua grande e pescoço curto são algumas características que podem levar uma pessoa a roncar. Esse distúrbio do sono não indica necessariamente que a pessoa enfrenta um problema de saúde. No entanto, se ficar sem tratamento ou acompanhamento médico, a pessoa corre o risco de, no futuro, desenvolver algum problema de saúde.
As pessoas roncam quando suas vias respiratórias ficam menores. Esse estreitamento da passagem do ar é explicado por diversos fatores, como obesidade, envelhecimento e flacidez dos tecidos da garganta.
Mas problemas craniofaciais também levam a esse problema, como desvio de septo (estrutura que separa as duas narinas), o tamanho e o formato da língua, a posição da mandíbula, entre outros.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Com um espaço menor para passar, o ar acaba circulando com mais dificuldade, produzindo o som que é chamado de ronco.
Confira baixo os mitos e as verdades sobre o ronco:
Confira abaixo os mitos e verdades sobre o ronco
1) O ronco é uma doença?
Mito. O ronco por si só não causa nenhum dano à saúde, além do barulho. Mas o ronco pode, em alguns casos, causar fragmentação do sono ou ainda vir acompanhado de apneia do sono. Nessa situação, a pessoa já está enfrentando problemas de saúde e precisa procurar um especialista.
Quando o paciente só ronca, algumas medidas comportamentais já são suficientes, como atividades físicas e perda de peso, diz Fernanda. Mas quem ronca pelo menos quatro vezes por semana precisa investigar as causas do problema.
- A pessoa com ronco pode não se tratar, mas tem que ter acompanhamento [médico] ao longo dos anos.
2) A apneia do sono é uma consequência do ronco?
Mito. A apneia não é uma consequência direta do ronco. Há pessoas que apenas roncam, outros que têm somente a apneia e há também quem sofra dos dois problemas.
No entanto, Fernanda explica que o ronco pode se transformar em apneia do sono por causa do envelhecimento da pessoa.
- O ronco é um problema evolutivo. Uma pessoa que ronca por 20 anos e não se trata pode vir a ter apneia.
3) O ronco afeta mais quem dorme de barriga para cima?
Verdade. Ao dormir de barriga para cima, a língua pode cair para trás e dificultar a passagem do ar pela faringe. Com um espaço mais reduzido, o ar passa de forma mais rápida, causando o ronco. Se a língua da pessoa for muito grande, a passagem de ar pode ser totalmente obstruída, o que causa a apneia do sono.
Especialistas alertam, no entanto, que a pessoa pode roncar em qualquer posição.
4) A forma do pescoço e da língua pode causar ronco?
Verdade. O ronco e a apneia do sono podem ser causados por diversas razões, entre eles problemas craniofaciais, como tamanho e posição da língua, formato da mandíbula, flacidez dos músculos da garganta e gordura na região do pescoço.
5) O ronco indica que a pessoa teve sono profundo?
Esse é um dos maiores mitos sobre o sono. Apesar de o ronco não ser um problema de saúde, a pessoa pode ser despertada pelo próprio ronco. Assim, a pessoa não descansa e acaba acordando com sono e indisposta.
6) O ronca afeta mais os idosos?
Verdade. Com o envelhecimento, os músculos da faringe e da laringe ficam mais flácidos, o que favorece o estreitamento da passagem de ar. É por isso que pessoas acima de 60 anos estão mais suscetíveis ao ronco e a distúrbios respiratórios.
7) O ronco afeta mais os homens obesos?
Verdade. A obesidade é um fator de risco para o ronco e a apneia do sono, principalmente entre os homens. Isso porque, enquanto as mulheres engordam mais da cintura para baixo, eles acabam ganhando mais peso da cintura para cima, em áreas como o pescoço. Com mais gordura na região cervical, diminui o espaço para a passagem de ar dentro da garganta, o que pode levar ao ronco.
8) Chacoalhar faz a pessoa parar de roncar?
Não necessariamente. Quando você chacoalha a pessoa que está roncando, ela pode até parar de roncar porque muda o padrão respiratório. Mas isso acontece só por algum tempo e a pessoa volta a roncar. Além disso, ao ser chacoalhada, a pessoa fica com o sono mais superficial, podendo até acordar, o que causa mais danos ainda.