02/07/20
19º/LONDRINA
Primeira vez no mundo

Espanha confirma primeiro caso de dengue por transmissão sexual

Autoridades de saúde da Espanha confirmaram na última sexta-feira (8) o primeiro caso de dengue por transmissão sexual do mundo. De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, a transmissão ocorreu em uma relação sexual entre dois homens.

Até o momento, a comunidade científica acreditava que o vírus da dengue era transmitido apenas por meio da picada do mosquito vetor. Agora, com o relato desse primeiro caso via sexual, é provável que as linhas de pesquisa sobre a doença tenham alterações.


Apesar da novidade do caso, Susana Jimenez, médica epidemiologista da Espanha, afirmou que um possível caso de transmissão de dengue por relação sexual entre um homem e uma mulher já havia sido tema de um artigo científico da Coreia do Sul.

Jimenez afirmou que, no caso espanhol, um homem de 41 anos foi infectado pelo vírus da dengue durante uma relação com seu parceiro, que teria contraído a doença enquanto estava em Cuba durante uma viagem.

O caso começou a ganhar repercussão em Madri no final de setembro, quando os profissionais de saúde notaram que o homem de 41 anos não havia frequentado qualquer região do mundo onde a dengue é endêmica. Além disso, as autoridades investigaram a possibilidade da doença ter sido transmitida por mosquitos mesmo na Espanha, mas nenhum inseto foi encontrado, o que possibilitou a conclusão de que a picada não foi o meio de infecção.

Um dos médicos responsáveis pela investigação do caso afirmou que o parceiro do homem, o qual viajou para Cuba, apresentou os mesmos sintomas. Com isso, foi verificado que os dois estavam infectados pelo vírus da dengue. Além disso, Jimenez contou que, por meio de análises dos espermatozoides de ambos, foi possível constatar que o vírus encontrado nos dois era o mesmo que circula Cuba.

Para a epidemiologista espanhola, a nova descoberta é extremamente significativa, já que indica uma nova forma de transmissão da doença, o que exige novas políticas de prevenção.
Redação Bonde
Continue lendo
Boletim diário
Londrina registra mais uma morte por Covid-19 e 24 novos casos
02 JUL 2020 às 18h18
Recorde de mortes
Mais de 2 mil casos de Covid-19 são divulgados nas últimas 24h no PR
02 JUL 2020 às 16h53
Veja os cuidados!
Saiba se é seguro doar sangue durante a pandemia
02 JUL 2020 às 11h20
Pandemia
Brasil completa dez semanas de transmissão acelerada, mostram cálculos
02 JUL 2020 às 10h19
Saiba mais
Paraná vai participar de testes da vacina desenvolvida na China
02 JUL 2020 às 09h28
Continua a avançar
Coronavírus já chegou a 90% das cidades brasileiras, diz Ministério da Saúde
02 JUL 2020 às 08h56
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados