A maioria dos brasileiros se considera pelo menos um pouco estressada. De acordo com o Philips Index*, entre as causas que levam ao aumento do nível de estresse, as questões financeiras aparecem nas primeiras posições.
E, segundo o estudo, o problema não é localizado. "Como uma verdadeira ilustração de como a economia mundial está interconectada, os problemas financeiros aparecem como fatores comuns de estresse na vida das pessoas ao redor do globo", revela a pesquisa.
Entre as principais preocupações financeiras que levam ao estresse, a primeira colocada da lista é "ter dinheiro suficiente para pagar as contas", seguida de "ter dinheiro suficiente para poupar para o futuro".
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
A tabela abaixo mostra as questões financeiras que mais levam ao estresse, em nível global.
Desenvolvidos x emergentes
Segundo a pesquisa, "ter dinheiro suficiente para pagar as contas" é fator determinante para o estresse em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Espanha e Reino Unido. Por outro lado, a perda do emprego é mais forte como fator de estresse em economias emergentes, como Brasil, Cingapura e Filipinas.
* O Philips Index é um projeto de pesquisa global conduzido pelo Philips Center para Saúde e Bem-Estar. Seu objetivo é identificar o que os cidadãos consideram mais importante em relação a sua saúde e bem-estar, o que permitirá à Philips desenvolver soluções simples e inovadoras para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.