Pessoas que fumam e bebem muito, e se agasalham menos, costumam sofrer mais com o tempo seco e com as temperaturas baixas - condições climáticas típicas do inverno. Por isso, neste Dia do Homem, 15 de julho, a clínica geral Lígia Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, ressalta que prevenção é o melhor remédio.
"No inverno, os homens adultos ficam mais expostos às temperaturas baixas e não se agasalham adequadamente. Não bastasse isso, também fumam e cultivam maus hábitos alimentares, que contribuirão para o aparecimento de diversas enfermidades", afirma a médica, que elege esses hábitos pouco prudentes como vilões dos homens nos meses frios.
Em primeiro lugar, Lígia recomenda o consumo de água, chás e sopas para melhorar a alimentação. "Também é importante que procurem um consultório médico para a realização de consultas periódicas e exames preventivos", afirma a médica.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
A especialista ainda adverte para aumento no número de casos de enfarte no inverno, por conta da constrição dos vasos sanguíneos. "Quando o paciente tem altas taxas de colesterol, formam-se placas de gordura nas artérias que diminuem a passagem do sangue, facilitando a ocorrência de enfarte. O mesmo se aplica para os casos de acidente vascular cerebral (AVC)", salienta.