O médico homeopata Luiz Wanderlei Romaniszen explica que o efeito da homeopatia não é bioquímico. Ela atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes. "A especialidade segue outros princípios energéticos, liberando a informação ao organismo e estimulando os mecanismos naturais de cura do indivíduo", destaca.
Frequentemente indicada para problemas do trato gastrointestinal, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios e distúrbios de fundo emocional, a homeopatia parte do princípio de que o paciente não tem apenas uma doença, mas sim um desequilíbrio que precisa ser corrigido. "Não há contraindicações de tratamento homeopático, podendo tratar tanto patologias físicas como as patologias de fundo emocional", aponta o médico, acrescentando que o paciente pode usar a homeopatia como único método de tratamento ou em simultâneo a outros terapêuticos.
Romaniszen, que também é oncologista e intensivista, reforça que os medicamentos homeopáticos podem ser usados por pessoas de qualquer idade. De acordo com o especialista, eles são preparados por farmacêuticos especializados, a partir de substâncias extraídas da natureza, sendo de animais, vegetais ou minerais. "As substâncias passam por processo específico de preparo chamado dinamização, capacitando a substância a agir sobre a força vital do organismo", pontua.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Um detalhe importante é a duração da consulta, que é mais longa comparada a outros métodos terapêuticos. É que além da anamnese convencional, é realizada uma avaliação completa do paciente. "Tudo é importante para formar o perfil homeopático, um conjunto de sinais e sintomas que vai identificar o paciente. É finalizada pela repertorização, técnica que, pela análise das informações obtidas, leva à escolha do medicamento", encerra o médico.