18/11/19
º/º
PUBLICIDADE
Vacina disponível

Londrina registra cinco casos de sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (31), o panorama do sarampo em Londrina. De 15 notificações relacionadas à doença, até agora o município confirmou cinco casos, dos quais quatro são de pessoas que foram a uma festa em Maringá. Quatro casos foram descartados e outros seis ainda estão em andamento, aguardando o resultado de exames.

Fernando Frazão/Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil


Todos os casos confirmados foram de homens, sendo quatro menores de 20 anos e um com 28 anos. Todos os pacientes diagnosticados já estão recuperados da doença. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, essas pessoas apresentaram febre, exantema e tosse. Além disso, alguns deles tiveram a presença de dor no fundo dos olhos. "Com cinco casos confirmados, fica claro que estamos com a circulação do vírus do sarampo no município. Além disso, nós permanecemos com alguns casos em investigação”, disse.

A diretora enfatizou que a vacina contra o sarampo é um ótimo meio de prevenção da doença. A dose aplicada em Londrina é trivalente, ou seja, além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola. "A vacina está disponível em todas as unidades de saúde e ela pode ser feita a partir dos seis meses de idade até os 49 anos. As pessoas dentro desta faixa etária podem e devem adotar esta medida preventiva eficaz e segura contra a doença”, afirmou Sônia.

De modo geral, a vacinação contra o sarampo é indicada para pessoas com idade entre um e 29 anos (duas doses); 30 a 49 anos (uma dose); e acima de 50 anos, em circunstâncias especiais. Os profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade.

Até agora, foram aplicadas 28.197 doses da vacina em Londrina, de janeiro a outubro. Para os menores de um ano, a cobertura vacinal está em 64,5%, que significa 3.343 doses aplicadas da meta de 5.182.
Redação Bonde com N.Com
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Cuidado!

Os perigos ocultos na luxação de ombro

Atenção!

Novo caso de sarampo é registrado em Londrina

Veja mais e a capa do canal