Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vacina disponível

Londrina registra cinco casos de sarampo

Redação Bonde com N.Com
01 nov 2019 às 08:31
- Fernando Frazão/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (31), o panorama do sarampo em Londrina. De 15 notificações relacionadas à doença, até agora o município confirmou cinco casos, dos quais quatro são de pessoas que foram a uma festa em Maringá. Quatro casos foram descartados e outros seis ainda estão em andamento, aguardando o resultado de exames.

Todos os casos confirmados foram de homens, sendo quatro menores de 20 anos e um com 28 anos. Todos os pacientes diagnosticados já estão recuperados da doença. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, essas pessoas apresentaram febre, exantema e tosse. Além disso, alguns deles tiveram a presença de dor no fundo dos olhos. "Com cinco casos confirmados, fica claro que estamos com a circulação do vírus do sarampo no município. Além disso, nós permanecemos com alguns casos em investigação”, disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A diretora enfatizou que a vacina contra o sarampo é um ótimo meio de prevenção da doença. A dose aplicada em Londrina é trivalente, ou seja, além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola. "A vacina está disponível em todas as unidades de saúde e ela pode ser feita a partir dos seis meses de idade até os 49 anos. As pessoas dentro desta faixa etária podem e devem adotar esta medida preventiva eficaz e segura contra a doença”, afirmou Sônia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Cuidado

São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Imagem de destaque
Mais de 22 semanas

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada


De modo geral, a vacinação contra o sarampo é indicada para pessoas com idade entre um e 29 anos (duas doses); 30 a 49 anos (uma dose); e acima de 50 anos, em circunstâncias especiais. Os profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade.

Até agora, foram aplicadas 28.197 doses da vacina em Londrina, de janeiro a outubro. Para os menores de um ano, a cobertura vacinal está em 64,5%, que significa 3.343 doses aplicadas da meta de 5.182.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade