A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço do número de testes rápidos realizados na cidade durante o ano passado. De acordo com os dados, 2.278 pessoas procuraram o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Destas pessoas, 111 tiveram o exame confirmatório de HIV positivo, outras 12 foram detectadas com hepatite B, 19 com hepatite C e 79 com positivo para sífilis. De acordo com o enfermeiro e instrutor, Edvilson Cristiano Lentine, os números demonstram que é preciso divulgar medidas de prevenção e incentivar a realização de testes rápidos na cidade.
"É preciso que as pessoas tenham consciência da necessidade das medidas preventivas contra novas infecções pelo vírus HIV e que procurem fazer o teste rápido, principalmente porque muitas doenças são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas", disse Lentine.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
No momento, a cidade conta com 214 profissionais de saúde capacitados para fazer o teste rápido. Com isso, a partir da próxima semana novos testes rápidos serão implantados nas Unidades Básicas de Saúde. Hoje, 15 unidades de saúde ofertam a realização do teste rápido de HIV.
Segundo Lentine, em períodos específicos como carnaval e campanhas de conscientização, quando há maior divulgação na mídia, aumenta o número de pessoas que procuram realizar o teste rápido. "Em períodos pontuais, há uma mobilização da população. Isso é comum no Brasil inteiro, por isso é importante divulgar os testes e estimular as pessoas a fazerem", disse.
Os testes rápidos são gratuitos, podem ser realizados de segunda a quinta-feira, às 8h30 e às 11h. É preciso apresentar um documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e se apresentar às 8h e às 10h30. Não é preciso estar em jejum para realizar o exame. O CTA fica na Alameda Manoel Ribas, 01. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (43) 3378-0146.