O Paraná é um dos sete estados brasileiros que vai receber mais médicos graduados no exterior do que profissionais formados no Brasil. É o que revela o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (14) sobre a primeira etapa do programa Mais Médicos. O Paraná terá 56 profissionais formados no exterior e 42 com formação no Brasil.
Os profissionais formados no exterior são tanto brasileiros com formação em outros países quanto estrangeiros que vão trabalhar no Brasil. Ao todo, são 358 profissionais estrangeiros e 164 brasileiros graduados no exterior.
No caso do Paraná, o estado é o terceiro com maior número de médicos de fora, atrás de São Paulo (com 79 com diplomas de outros países) e Rio Grande do Sul (62). Quinze municípios do Paraná serão contemplados com os 98 profissionais que devem trabalhar na saúde do estado.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Em todo o Brasil, serão 1.618 profissionais presentes em 579 cidades. A Bahia é o estado que receberá o maior número de médicos (144). Distrito Federal e Rondônia não devem ter profissionais formados no exterior que se inscreveram no Mais Médicos.