O Hospital Municipal de Maringá, no Noroeste do Paraná, irá disponibilizar um serviço de abrigamento de pacientes que testaram positivo para a Covid-19 para o período de quarentena. A Prefeitura informou que os protocolos para inscrição na Unidade de Acolhimento foram publicados nesta segunda-feira (13).
A nova ação de combate ao coronavírus no município vai ofertar 80 leitos com estrutura de hospedagem para 14 dias. As inscrições para as vagas já estão abertas e devem ser feitas por meio do formulário. Se aprovado, o paciente irá receber um telefonema com todas as informações necessárias.
Grupos prioritários
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
As 80 vagas da Unidade de Acolhimento são destinadas aos seguintes grupos prioritários:
• Profissionais de saúde (grupo 1);
• Profissionais da segurança ou do serviço público (grupo 2);
• Moradores de residências de até 70m² e com mais de quatro moradores (grupo 3);
• Pessoas que residem junto a alguém que pertença ao grupo de risco, e sem a possibilidade de manter o isolamento domiciliar (grupo 4).
Estrutura da Unidade
A Unidade de Acolhimento do Hospital Municipal de Maringá tem 20 quartos, cada um com capacidade para abrigar até quatro pessoas. A distribuição de vagas ocorrerá preferencialmente para o grupo 1 (50% das vagas), grupo 2 (25%), grupo 3 (12,5%) e grupo 4 (12,5%).
O ambiente tem quartos com cama tipo beliche, espaço para refeitório, telefone com ramal interno, sala com televisão e espaço aberto com gramado. Roupas, material e higiene pessoal, travesseiro e demais itens que façam parte do dia a dia para todo o período de hospedagem são de responsabilidade do usuário.
Uso de máscaras no local é obrigatório e deverá ser cumprido distanciamento de 2 metros entre pessoas. Não é permitida saída do setor exclusivo no período do isolamento. Caso contrário, o usuário assinará um termo de desistência e a vaga será redirecionada.
A Unidade de Acolhimento faz parte do plano de ação de combate à pandemia de Covid-19 em Maringá. O local adequado para isolamento permite que as medidas de distanciamento social e quarentena sejam cumpridos rigorosamente, evitando a disseminação do vírus para familiares ou em ambiente compartilhados.