O Ministério da Saúde corrigiu a informação de que a cidade de Cambé estaria com níveis alarmantes de infestação do mosquito da dengue. O município vizinho a Londrina foi um dos 25 do Paraná que participou do levantamento.
O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) é de 0,4%, um dos menores do estado, que teve média de 0,94%.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Cambé, a falha aconteceu na transmissão dos dados na Secretaria de Estado da Saúde para a Coordenação Nacional do Programa de Combate a Dengue. O órgão estadual repassou equivocadamente o índice do levantamento realizado em 2009. Em nota em seu portal, a Secretaria de Saúde estadual informou que os dados corretos já foram enviados ao Ministério da Saúde.
Leia mais:
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
"O levantamento foi feito em um dos períodos mais críticos da infestação da doença. Os meses que precedem o verão são aqueles em há a ampliação de focos do mosquito devido ao calor. O índice de 0,4% é uma conquista para a cidade, demonstra que as ações de combate estão dando resultado e que a população está cada vez mais consciente e envolvida na luta contra a dengue", declarou a secretária Alessandra Vaz.
O próximo levantamento de infestação está previsto para o início de 2011.