Pesquisa da USP

Molécula pode reverter morte de células cerebrais

Agência Estado
23 out 2012 às 14:54
- Divulgação

A ação da molécula bradicinina - liberada pelo organismo humano em resposta a vários tipos de estímulos - vem sendo estudada por pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) para descobrir novas abordagens para o mal de Parkinson e o derrame cerebral isquêmico. O uso da substância foi capaz de reverter a morte de células cerebrais.

De acordo com a Agência Fapesp, o grupo de cientistas coordenado pelo professor Alexander Henning Ulrich, em colaboração com pesquisadores de Porto Rico, investiga a aplicação da bradicinina no resgate de células da morte programada, chamada de apoptose.

A lesão primária e a morte celular são processos ocasionados pela ausência de oxigênio nas células. Isso ocorre com o entupimento - tecnicamente chamado de oclusão - de um vaso do cérebro, o que gera o derrame cerebral isquêmico.

Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue

O cientista explica que, em casos como esses, a bradicinina é capaz de reverter a morte dos neurônios induzida pela excessiva ativação de receptores de glutamato. A bradicinina está presente no plasma e é produzida por quase todos os tecidos do organismo humano, tendo ação anti-hipertensiva e controladora da pressão sanguínea.

Segundo Henning, quando os neurônios morrem, liberam substâncias tóxicas que atingem as células vizinhas. Devido às grandes concentrações dessas substâncias, como por exemplo de glutamato, os receptores das células vizinhas são ativados de uma forma não controlada. "Como resultado, concentrações muito altas de cálcio são atingidas dentro da célula. Esse cálcio induz um programa de morte celular nessas células e, assim, aumenta o foco da lesão".