Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ação civil pública

MP cobra regularização nos serviços de Saúde Mental em Marechal Cândido Rondon

Ministério Público do Estado do Paraná
09 mai 2014 às 11:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública contra o município de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do estado, cobrando a regularização e ampliação dos serviços dos setores de Saúde Mental e instalação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade.

A ação foi proposta com base em inquérito civil aberto em 2010, que apurou denúncias relativas à situação de risco em que se encontram pessoas portadoras de transtornos mentais. O MP relata que a condição é agravada pela ausência de Residências Terapêuticas no Município e de profissionais habilitados na área, fatores que dificultam o andamento do tratamento dos pacientes e ocasionam longas filas de espera. Segundo informações do Conselho Tutelar, existem 101 pessoas aguardando atendimento atualmente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Segundo as duas Promotorias de Justiça responsáveis pelo caso (Saúde Pública e Infância e Juventude), os pedidos de regularização já vinham sendo feitos à Prefeitura, mas nenhuma ação significativa teria sido tomada. Em fevereiro desse ano, o MP expediu ofício pedindo relatórios mensais sobre o andamento da situação, mas só recebeu dois, um inclusive com o projeto de elaboração do CAPS totalmente em branco.

Leia mais:

Imagem de destaque
Problemas no estoque

Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas

Imagem de destaque
Novembro azul

Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro

Imagem de destaque
Saiba mais

Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres

O Ministério Público requer que a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon cumpra com a obrigação de instalar e viabilizar o funcionamento de um CAPS I na cidade. Define também, através da ACP, o prazo de até 1º de dezembro deste ano para implantação, de forma integral, da residência terapêutica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo