Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira a distribuição!

Nove municípios do Paraná receberão novo lote de vacinas da Pfizer

AEN-PR
19 mai 2021 às 16:19
- Aldemir de Moraes e Mileny Melo/PMM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A Secretaria de Estado da Saúde definiu nesta quarta-feira (19) a distribuição do terceiro lote da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 para nove municípios do Paraná. Receberão o imunizante Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Foz do Iguaçu, além de Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais, na Região Metropolitana da Capital.

Ao todo, 39.780 doses serão encaminhadas nos próximos dias para continuidade do Plano de Vacinação Estadual. A distribuição deste imunizante considera a capacidade da rede de frio de cada cidade para armazenamento e, principalmente, a agilidade na aplicação das doses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A vacina da Pfizer exige cuidados específicos para conservação, além de prazos diferenciados tanto no armazenamento quanto na aplicação após o descongelamento. Por isso a secretaria sempre está avaliando a distribuição para possibilitar que esse imunizante chegue em todos os municípios que tiverem condições de recebê-lo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Cuidado

São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Imagem de destaque
Mais de 22 semanas

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada


ARMAZENAMENTO – Segundo a farmacêutica norte-americana, cada frasco da vacina Pfizer/BioNTech possui seis doses e deve ser diluído em soro fisiológico para aplicação, além da necessidade do conjunto de seringas específicos de 1 ml.

Publicidade


O imunizante possui validade de até seis meses quando conservado em -80ºC a -60ºC. Se a vacina for mantida na temperatura -25ºC a -15ºC, a validade é de 14 dias. Quando "descongelada”, de 2ºC a 8ºC a durabilidade é de até cinco dias. Caso a vacina já tenha sido diluída no soro, a duração é de apenas seis horas.


Margely de Souza Nunes, diretora do Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná), explica como é o recebimento e o envio dessas vacinas.

Publicidade


"O Ministério da Saúde envia a vacina da Pfizer em temperatura média de -20ºC. O armazenamento no Cemepar é realizado nesta mesma temperatura no prazo máximo de duas semanas. Quando vamos distribuir para os municípios, retiramos a vacina dos ultrafreezers e mandamos os imunizantes em temperatura de 2ºC a 8ºC, mesma temperatura das demais vacinas. Com isso as cidades têm até cinco dias para aplicarem as doses”, disse.


GRUPO PRIORITÁRIO – As doses contemplam a primeira aplicação (D1) da vacina em pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas com comorbidades.


"Embora as vacinas da Pfizer estejam vindo em pouca quantidade, essas doses irão auxiliar na continuação da vacinação no grupo prioritário de comorbidades, principalmente no atendimento a gestantes, visto que a vacinação neste grupo só pode ser realizada com a Pfizer ou a CoronaVac”, afirmou Beto Preto.

Confira a distribuição das doses por município:
Curitiba – 7.020
Ponta Grossa – 8.190
Guarapuava – 1.170
Foz do Iguaçu – 9.360
Araucária – 1.170
Campo Largo – 1.170
São José dos Pinhais – 4.680
Colombo – 3.510
Pinhais – 3.510
Total: 39.780 doses.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade