Uma nova tecnologia promete auxiliar de forma mais efetiva do tratamento das incômodas dores de cabeça. Desenvolvido nos EUA, um novo adesivo, chamado de Zecuity, libera a substância sumatriptano diretamente na corrente sanguínea do paciente. O dispositivo já foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), a agência que controla alimentos e medicamentos dos Estados Unidos.
A tecnologia, que ainda não está disponível em outros países, funciona com um mecanismo da iontoforese para liberar o medicamento. Com pólos negativos e positivos, o adesivo gera uma pequena corrente elétrica imperceptível e indolor, que possibilita a liberação do medicamento.
"Quanto mais cedo ele liga esse dispositivo durante a crise, mais rápido a enxaqueca passa. Não basta só colar o adesivo, é preciso pressionar o botão e observar, pois enquanto a luz estiver piscando, significa que a substância ainda está sendo liberada", disse André Felicio, doutor em Ciências pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) ao Portal UOL.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
A desvantagem do adesivo é o seu alto custo, que gira em torno de 180 reais. Porém especialistas acreditam que o lançamento desse produto em outros países poderá baretear esse valor. (Com informações Portal UOL)