O Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu, pela primeira vez, notas pelo acesso e a qualidade de serviços prestados. O resultado do levantamento do Ministério da Saúde foi divulgado nesta quinta-feira (1º) e o Paraná ficou em segundo lugar no ranking do Índice de Desempenho do Sistema Único do Saúde (Idsus) com uma nota de 6,23. Perdendo apenas para Santa Catarina, que obteve nota de 6,29. Em terceiro lugar está o Rio Grande do Sul, que registrou 5,90 e, em quarto, aparece Minas Gerais com 5,87.
O índice avalia com pontuação de 0 a 10 a municípios, regiões, Estados e o País com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.
O IDSUS é formado por seis grupos homogêneos e leva em consideração a análise de três índices: de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), de Condições de Saúde (ICS) e de Estrutura do Sistema de Saúde do Município (IESSM).
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Basicamente, os grupos 1 e 2 são formados por municípios que apresentam melhor infraestrutura e condições de atendimento à população; os grupos 3 e 4 têm pouca estrutura de média e alta complexidade, enquanto que os grupos 5 e 6 não têm estrutura para atendimentos especializados. A proposta é unificar em grupos cidades com características similares.
De acordo com o índice, o Brasil possui IDSUS equivalente a 5,47. A região Sul teve pontuação de 6,12, seguida do Sudeste (5,56), Nordeste (5,28), Centro-Oeste (5,26) e Norte (4,67). Entre os Estados as menores pontuações são do Pará (4,17), de Rondônia (4,49) e Rio de Janeiro (4,58).
De acordo com o IDSUS 2012, as maiores notas por Grupo Homogêneo foram: 7,08 para Vitória (ES), no grupo 1. Curitiba ficou na segunda colocação com 6,96. No Paraná, além da capital, apenas Londrina faz parte do grupo 1 e registrou 6,21. (Com informações da Folha de Londrina)