Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Universidade de Washington

Projeção mostra Brasil com mais de 560 mil mortes de Covid-19 em 1º de julho

Ansa Brasil
04 abr 2021 às 17:37
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma projeção de um centro de estudos ligado à Universidade de Washington, nos Estados Unidos, aponta que o Brasil chegará a mais de 560 mil mortes por Covid-19 até o dia 1º de julho.


O país acumula atualmente 330.193 óbitos na pandemia, segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), porém a média de mortes vinha crescendo de forma quase ininterrupta até o feriado da Semana Santa, que derrubou os números devido à redução da força de trabalho nos laboratórios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o IHME (Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde), centro de estudos da Universidade de Washington que vem fazendo projeções confiáveis sobre a pandemia, o Brasil vai chegar a 562.863 mortes por Covid-19 no dia 1º de julho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Cuidado

São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Imagem de destaque
Mais de 22 semanas

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada


No entanto, o IHME aponta que, no pior cenário, que prevê queda dos índices de isolamento entre pessoas vacinadas, a projeção é de 597.790 óbitos causados pelo novo coronavírus até 1º de julho. Já na projeção mais otimista, com uso de máscaras em público por 95% das pessoas, essa cifra seria de 507.752 mortes.

Publicidade


No cenário atual, o Brasil vai ultrapassar os EUA em números absolutos de mortes por Covid em agosto e em cifras relativas, que levam em conta o tamanho da população, em meados de abril.


Contudo, talvez o próprio IHME tenha de rever suas projeções. E para pior. O instituto previa que o Brasil atingiria o pico de mortes diárias em 24 de abril, com cerca de 4 mil óbitos, porém o país já bateu a marca de 3.869 em 31 de março - no pior cenário traçado pelo IHME, essa cifra só seria superada em 23 de abril.

Além disso, o instituto projeta que o país terá cerca de 100 mil mortes apenas neste mês, independentemente do cenário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade