A Anvisa publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (30), uma Consulta Pública que propõe a padronização do vocabulário (nomes, conceitos e abreviaturas) utilizado para as formas farmacêuticas.
O objetivo da proposta é facilitar o entendimento comum e o gerenciamento das informações sobre os medicamentos registrados na Anvisa. O vocabulário controlado é a tentativa de organizar as informações de forma coerente e precisa e com os termos, abreviaturas e definições mais apropriados, com base na literatura científica.
O vocabulário deverá ser adotado integralmente nos sistemas, registros, listas, rotulagens, embalagens e bulas de medicamentos, além de outros materiais em que é necessária a utilização de terminologia aprovada. A lista irá facilitar a busca e a compilação das informações em um sistema e diminuir os erros nas publicações.
Leia mais:
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Segundo informações da Assessoris de Imprensa da Anvisa, a idéia é que o vocabulário seja flexível para acomodar novas formas farmacêuticas. Cada nova proposta deve ser analisada para verificar se sua descrição é cientificamente válida ou se é um sinônimo de uma forma já existente na hierarquia, evitando assim que formas farmacêuticas repetidas ou criadas pelo uso comum ou pela indústria farmacêutica sejam inadvertidamente incluídas no sistema.
Contribuições à Consulta Pública nº50 podem ser enviadas até o dia 28 de junho pelo Fórum da Anvisa e para o e-mail ggmed@ anvisa.gov.br, indicando como assunto "Consulta Pública nº 50".