Diante do colapso eminente no sistema público de saúde do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou, nesta sexta-feira (26), uma série de medidas mais rígidas em todo o Estado. As regras restritivas passam a valer a partir da zero de sábado (28) e até às 5h de oito de março. Neste período, está suspenso o funcionamento dos serviços e atividades consideradas não essenciais.
Também está proibida a circulação em espaços e vias públicas das 20h às 5h. Não poderão ser consumidas bebidas alcoólicas em locais de uso público ou coletivo das 20h às 5h. As aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas estão suspensas, incluindo, em entidades conveniadas ao Governo do Estado e unidades públicas e privadas.
ASSISTA AO ANÚNCIO NA ÍNTEGRA:
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
As atividades religiosas também estão suspensas pelos próximos dez dias, sendo permitido somente o atendimento individual ou culto on-line. Todos os órgãos do Estado vão precisar adotar o regime de teletrabalho. Os estabelecimentos estão liberados para funcionar por meio de sistema delivery, drive-thru ou take away. Podem trabalhar normalmente mercados, panificadoras, açougues e postos de combustíveis, entre outras área classificadas como essenciais.
O governador ainda determinou a suspensão das cirurgias letivas por 30 dias em unidades públicas e privadas.
Leia mais na Folha de Londrina.