A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou nesta quarta-feira (26) que o caso que estava sendo monitorado em Guaíra (Oeste) não se encaixa na definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde de caso suspeito por coronavírus.
Tratava-se de um homem de 50 anos que esteve na Itália com a esposa e uma amiga e apresentou sintomas relativos a síndrome respiratória, sem febre.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, o caso não se encaixava como suspeito pelos sintomas, mas pelo fato do paciente ter realizado uma viagem recentemente à Itália, país que possui casos confirmados da doença. Essas medidas foram tomadas para que seja mantida a saúde do paciente e a prevenção, evitando que haja a propagação acaso seja confirmada.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Na manhã de terça-feira (25), foi realizada a coleta do material para análise e encaminhado para Curitiba. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o paciente estava em isolamento em casa, sendo monitorado pela equipe.
O Paraná está alerta e sensível a vigilância das síndromes gripais incluindo ao coronavírus e vigilância ambulatorial. Todas as pessoas que realizarem viagem para locais que estiverem em alerta, irão passar por esse mesmo protocolo para que sejam descartadas as hipóteses.
O primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil na terça-feira.