A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer gratuitamente a vacina contra HPV para meninas de 11 a 13 anos das escolas da rede estadual de educação do Paraná. As doses começam a ser aplicadas a partir de 10 de março.
A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
"Estudos mostram que a efetividade da vacinação nessa faixa etária diminui a incidência da doença a médio e a longo prazos, reduzindo a mortalidade por câncer de colo de útero", explica João Luís Crivellaro, coordenador do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
"Nossa meta é vacinar 80% das adolescentes de 11 a 13 anos no Paraná, e as escolas podem nos ajudar a atingir essa meta. Professores e coordenadores irão explicar para a comunidade escolar a importância dessa vacinação", explica o coordenador.
As vacinas serão distribuídas nas escolas de acordo com a particularidade de cada local, respeitando a demanda (quantidade de alunas na idade correta) e a realidade do estabelecimento de ensino. A vacina também será oferecida na rede de ensino municipal e na rede de ensino particular, de acordo com a organização da instituição e disponibilidade de doses das unidades de saúde.
Caso uma aluna não consiga ser vacinada no dia agendado na escola, ela também poderá ir até um posto de saúde para obter a vacina contra o HPV. Ela está disponível em Unidades Básicas de Saúde para todas adolescentes nascidas entre os dias 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003.
A ação será realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano.
DOSE – As adolescentes vacinadas devem ir até um posto de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar ao posto para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos 9 anos de idade.
OFICINA – A Secretaria da Saúde reuniu nesta semana, em Curitiba, os 64 coordenadores de vacinação e coordenadores da vigilância epidemiológica dos municípios e das regionais de saúde para esclarecer as dúvidas sobre a campanha de vacinação da HPV. "Estamos nos preparando para atender da melhor forma o público-alvo da campanha", explica Crivellaro.