Nutrição

Sintomas da asma podem ser melhorados com vitamina D

23 set 2016 às 15:56

O desconforto dos primeiros sintomas da asma incomodam não só quem sofre desse mal mas também de todos que estão a sua volta. Mas uma recente descoberta promete aliviar esses sinais.

Um estudo publicado no The Cochrane Database of Systematic Reviews revela que a adição de suplementos de vitamina D à medicação tradicional no tratamento contra a asma podem aliviar a gravidade dos ataques nos pacientes que apresentam a doença nos níveis leve a moderado.


A análise desse método observou que a suplementação teve relação direta com uma significativa redução na taxa de asma daqueles que necessitam de tratamento com corticosteroides sistêmicos (excerbação da asma) ou ainda hospitalização, diminuindo o números médio de ataques anuais de 0,44 para 0,22 por pessoa.


Vale ressaltar que esses resultados advém de dados constatados através de testes em adultos, não devendo se estender aos casos pediátricos.


"Os dados são muito bons para adultos, mas não há nenhuma evidência, nesta revisão, de que a vitamina D tenha esse efeito sobre as crianças", afirmaram os autores da pesquisa, que sugerem que os interessados aguardem novos resultados que realmente comprovem o benefício da suplementação nesses indivíduos.


A vitamina D exerce efeito anti-inflamatório nos pulmões, razão pela qual a melhora deve estar associada. No entanto, a adição da vitamina teve pouco ou nenhum efeito sobre os sintomas diários da asma, assim como também não aumentou o risco de eventos graves.


Notou-se também que a melhora é mais forte naqueles pacientes que já têm o nível sanguíneo da vitamina D deficiente ou insuficiente.

(Com informações de NutriTotal)


Continue lendo