Pesquisar

Canais

Serviços

Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Psoríase

Há tratamento para pacientes com manchas na pele?

Sua Saúde-Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

A psoríase caracteriza-se pelo surgimento de manchas vermelhas e descamativas na pele de qualquer parte do corpo, mais comumente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Algumas vezes pode afetar as unhas ou vir acompanhada de dores e inflamações nas articulações. Embora seja uma doença comum, até o momento não foi encontrado um tratamento que ofereça uma cura definitiva.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Por outro lado, os medicamentos atualmente disponíveis podem manter a doença sob controle.


Em virtude da dificuldade dos pacientes em seguir o tratamento de forma correta, seja pelos efeitos colaterais das medicações, pelo custo, ou até mesmo por falta de motivação, muitos acabam procurando técnicas ''alternativas'' para o controle da psoríase.


Dentre estas, são famosos os tratamentos em estações termais (balneoterapia), muito difundidas principalmente na Europa. Os resultados destes tratamentos são variáveis, mas costumam apresentar melhora nos pacientes em que o estresse é um fator relacionado à piora da doença.

Continua depois da publicidade


Este efeito benéfico provavelmente se explique pelo fato de que o paciente encontra-se afastado dos seus problemas diários durante o período, recebendo uma atenção especial de terapeutas, seguindo dietas, programas de atividade física e outros hábitos saudáveis.


Infelizmente os benefícios tendem a desaparecer em poucas semanas quando o paciente retorna à sua rotina estressante e hábitos antigos.


Na busca de uma ''cura'' alternativa para a psoríase, muitos pacientes acabam caindo em armadilhas, como tratamentos ''naturais'' divulgados pela internet, promessas de cura em tratamentos realizados no exterior, ou curandeiros e falsos médicos que afirmam ter descoberto sua cura.


É fundamental que os pacientes e familiares estejam atentos a estas falsas promessas e, em caso de dúvida, consultem um médico de sua confiança para evitar riscos futuros para sua saúde e prejuízos financeiros.

Airton S. Gon, dermatologista


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade