Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pílula

13 mar 2006 às 11:28
Continua depois da publicidade

Congresso de Cardiologia

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Encontram-se abertas as inscrições para o 9º Congresso Sul Brasileiro de Cardiologia e o 34º Congresso Paranaense de Cardiologia Congresso de Cardiologia, que acontece de 20 22 de abril, no Centro de Exposição e Eventos de Londrina. O evento é presidido pelo médico cardiologista Manoel Fernandes Canesin, sob a coordenação científica do médico Ricardo José Rodrigues. A promoção da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O congresso está dividido em três temas a ''Cardiologia 2006: da Medicina Beira Leito à Propedêutica Armada'', ''O Idoso, o Coração e as Comorbidades'' e ''Cardiologia Pediátrica'' que são acompanhados de diversas mesas redondas e conferências.

Continua depois da publicidade


Jornadas paralelas


Durante o congresso serão realizados cursos de ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiorespiratória) BLS (Suporte Básico de Vida) para profissionais da saúde e comunidade em geral. Paralelo ao evento, também acontece as Jornadas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição. Mais informações através do site: www.cardiolpr.com.br.

Continua depois da publicidade


Doenças do progresso


Matéria publicada no jornal britânico ''The Independent'' alerta para os efeitos negativos do progresso global. Populações de alguns países, como o Vietnã, já estão arcando com o ônus deste processo. Fatores como a urbanização e industrialização de regiões rurais, com a mudança da tradicional alimentação para pratos ocidentais com sal, açúcar e carne, estão resultando num aumento de casos de doenças como a diabete, além da elevação dos índices de obesidade.


Elixir para ressaca


Esta é a mais nova polêmica que envolve o consumo de bebidas na França. O tal elixir milagroso que promete acabar rapidamente com o álcool no sangue foi criado por dois cientistas franceses, que mantêm a fórmula sob total sigilo. Com sabor de pêra, a bebida é vendida pelo correio ou pela internet há alguns anos, mas agora chegou aos supermercados. Segundo especialistas, o produto é perigoso, pois fornece açúcar ao sangue para acelerar o processo de dissolução do álcool. Diante disso, a entidade responsável pela defesa dos consumidores da França já deu início aos trâmites necessários para esclarecer a composição da bebida.


Câncer de próstata


Cientistas americanos, em parceria com a Universidade da Califórnia, anunciaram a descoberta de um vírus em pacientes com uma rara forma de câncer de próstata. No entanto, ainda não se sabe se ele causa a própria doença, inflamação ou algum tipo de mal nos homens. Mesmo assim, os cientistas apontam como importante esta descoberta. É que os especialistas suspeitam que o tumor de próstata possa ser resultado de uma inflamação crônica provocada por infecção de uma bactéria ou de um vírus. O câncer de próstata é um dos tipos mais frequentes da doença em homens.


Células produtoras de insulina

A revista britânica ''Nature Medicine'' publicou dois estudos relacionados ao uso futuro de células produtoras de insulina retiradas de porcos em transplantes para o tratamento da diabete tipo 1 em seres humanos. Conforme matéria do jornal londrino ''The Times'', a pesquisa revelou que ilhotas pancreáticas de leitões são capazes de reverter os efeitos da doença em macacos, sem efeitos colaterais significativos. Os experimentos foram conduzidos por cientistas do Canadá e dos Estados Unidos, e agora abrem possibilidades para testes clínicos em seres humanos. Os dois grupos de estudo devem começar a recrutar pacientes dentro de três a cinco anos. Na diabete tipo 1 - doença auto-imune -, o organismo destrói as células (ilhotas) produtoras de insulina do pâncreas, o que obriga o doente a obter insulina por meio de injeções. Segundo os médicos, uma solução permanente para o problema seria o transplante de células.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade